Dez mulheres mortas e dezenas hospitalizadas após esterilização em massa na Índia

SXC

foto: SXC

foto: SXC

Dez mulheres morreram e dezenas de outras estão hospitalizadas na Índia na sequência de um programa de esterilização em massa, organizado no sábado por um Estado do centro do país, foi hoje divulgado.

A esterilização é o método mais divulgado de planeamento familiar na Índia e vários Estados organizam programas daquele tipo, criticados por organizações não-governamentais, que consideram que as mulheres não são corretamente informadas dos riscos.

Cerca de 60 mulheres registam complicações devido à cirurgia, das quais 24 estão em estado grave, indicaram hoje as autoridades do Estado de Chhattisgarh.

As causas das mortes ainda não são conhecidas, mas médicos do Estado interrogados pela agência France Presse questionaram o papel dos medicamentos que foram dados às mulheres depois da operação.

As mulheres foram submetidas a uma esterilização laparoscópica, um processo pouco invasivo. A intervenção visa bloquear as trompas de Falópio e é realizada geralmente sob anestesia geral.

O governo estatal abriu um inquérito e habitantes de Bilaspur, distrito onde se realizou a operação, saíram para as ruas em protesto, pedindo sanções contra os médicos.

O chefe do executivo de Chhattisgarh, Raman Singh, determinou a suspensão de quatro responsáveis do setor da saúde e a polícia apresentou uma queixa contra o cirurgião que realizou as operações.

Segundo o diário Indian Express, as mulheres foram todas operadas no sábado em cerca de cinco horas por um cirurgião e o seu assistente.

A família de cada uma das mulheres mortas vai receber uma indemnização de 400.000 rupias (cerca de 5.200 euros).

As operações de esterilização são organizadas em diversos Estados no quadro do programa nacional que prevê a atribuição de 1.400 rupias (20 euros) a cada mulher voluntária.

O programa de planeamento familiar na Índia é essencialmente centrado nas mulheres e cerca de um terço da população que a ele recorre (54 por cento) opta pela esterilização da mulher, segundo dados oficiais de 2008.

Com cerca de 1,25 mil milhões de habitantes, a Índia poderá ser o país mais populoso do mundo daqui a 20 anos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …