Lista de grandes devedores à banca: PSD acusa Banco de Portugal de “violar a lei”

José Sena Goulão / Lusa

Vice-presidente da bancada do PSD, António Leitão Amaro

O vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata, António Leitão Amaro, escreveu no Twitter que o supervisor está a “violar a lei” ao não publicar os dados sobre a lista de devedores.

“Repararam que o Banco de Portugal está a violar a lei?”, escreveu esta terça-feira, reagindo à divulgação do relatório sobre os grandes devedores da banca, que não tinha nenhuma informação sobre essas dívidas.

“O Banco de Portugal tinha até 23 de maio que publicar um outro relatório com o resumo agregado da informação relevante relativa aos grandes créditos incumpridos”, relembra o deputado, referindo-se à Lei n.º15/2019.

“Por que não fez e/ou publicou este relatório?”, indaga.

Esta terça-feira, recorde-se, o BdP publicou um documento no qual explica a metodologia utilizada para chegar aos grandes devedores de bancos auxiliados pelo Estado. Contudo, e tal como noticiou o semanário Expresso, o regulador não divulgou um único número. O documento remete para um anexo secreto, e não divulgado, sobre os dados dos clientes.

Na recapitalização levada a cabo nos últimos 12 anos, o BdP revela que a banca teve ajudas de 23,8 milhões de euros, sendo a Caixa Geral de Depósitos a entidade que garantiu mais apoio do Estado (6,250 mil milhões de euros), seguindo-se depois o BPN (4,9 mil milhões) e o BES  (4,330 mil milhões).

Quanto aos devedores, não é apontado o valor das dívidas nem o que falta pagar. Frisa o Expresso que não há um único número, nem individualizado por banco nem agregado por todos os bancos, sobre as grandes dívidas às instituições financeiras. Os números que surgem são sobre os auxílios estatais recebidos – informação já pública anteriormente.

O BdP foi obrigado, pela lei em vigor desde o início do ano, a realizar um relatório extraordinário sobre as dívidas dos bancos que foram ajudados. A lei indica que o Banco de Portugal tem de publicar, no seu site, “um relatório com o resumo sob a forma agregada e anonimizada da informação relevante relativa às grandes posições financeiras”.

Além disso, escreve o Expresso, o regulador tem de entregar um relatório, sem qualquer restrição ao Parlamento, com a informação sobre os créditos dos bancos ajudados por dinheiros públicos.

Em declarações ao Diário de Notícias, António Leitão Amaro considera que a informação esta terça-feira revelada é relativa apenas a uma parte da lei aprovada em fevereiro. Por isso, considera, o BdP está a “violar a lei”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É normal que não entreguem, e não estão a violar a lei, pois o Banco de Portugal, assim como o BCE não está sujeito às leis do estado português nem europeia.
    Por isso é que o Governo não pode substituir o governador do BdP.

RESPONDER

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …