Deutsche Bank revela queda de 98% nos lucros

spiegelneuronen / Flickr

As acções do Deutsche Bank estão em queda na bolsa e a situação do banco alemão alarma os investidores europeus, depois de terem sido divulgados os resultados da maior instituição financeira alemã que apontam para uma queda de 98% dos lucros relativos aos últimos três meses.

O Deutsche Bank encerrou o segundo trimestre deste ano com uma descida de 98% nos lucros, obtendo resultados positivos de 20 milhões de euros entre Abril e Junho contra os 818 milhões de euros verificados no mesmo período em 2015, avança o Jornal de Negócios.

Fazendo as contas em termos do primeiro semestre do ano, o Banco alemão reporta uma queda de 81,4% nos lucros, situando-se nos 256 milhões de euros contra os 1.377 milhões verificados há um ano.

Estes resultados explicam-se pelos elevados custos com a reestruturação do Deutsche Bank e com processos judiciais, de acordo com a instituição.

A situação também foi agravada por uma redução de 9% nos depósitos, ao longo do primeiro semestre do ano, pela redução das  taxas de juro e por “um mercado difícil” que enfrenta uma “incerteza macroeconómica” agravada pelo Brexit, afiançam ainda os responsáveis do Deutsche Bank.

“Se o actual ambiente económico fraco persistir, teremos que ser ainda mais ambiciosos no tempo e na intensidade da nossa reestruturação”, alerta o presidente executivo do Banco, John Cryan, em declarações divulgadas pela Reuters.

Não nos desviaremos de decisões duras apenas para embelezar os ganhos no curto prazo“, garante ainda Cryan quando o Deutsche Bank é apontado pelas autoridades financeiras como um banco problemático que pode arrastar a economia europeia para mais uma crise financeira.

Ainda recentemente, um responsável do banco falou na necessidade de um plano de resgate financeiro em termos que fazem lembrar o caso do Lehman Brothers que faliu em 2008, arrastando o mundo para a crise que ainda hoje se faz sentir.

A situação do Deutsche Bank é tanto mais complicada quando estão à porta os resultados dos testes de stress realizados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) e que serão conhecidos na sexta-feira.

As dúvidas quanto ao gigante alemão levaram já à queda abrupta das acções do Deutsche Bank na bolsa. Os títulos chegaram a cair mais de 5%, a maior queda do dia na bolsa germânica.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Afinal não era os bancos portugueses e italianos que iam dar cabo do mundo? Já sei é como se diz em linguagem militar, Portugal e Italia, foram manobras de diversão.
    Quero ver o que o anormal do ministro deles vai agora dizer, será que vão aumentar as multas à peninsula, contrariando o que já deveria ser? NUNCA TEREM colocado essa possibilidade? Não falo mal senão diria politicos de M (Pode ser M de Maastrich)

  2. Comentando o comentador acima. Mas você duvida que Portugal e Espanha têm sido manobras de diversão…(além de outras)? Só tenho medo do dia em que lhes falte a imaginação, ou falta de vergonha, quando nos cair em cima, com estrondo a desgraça que aí vem. Mas nessa altura, estes políticos de M (de Maastricht) terão desaparecido e ninguém mais os encontra.

    • Caro Janeka, não tenha duvida e até acrescento que já andamos a ser manobra de diversão desde que nos espetaram com o resgate dentro. Foi tudo uma gigantesca aldrabice.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …