Deutsche Bank revela queda de 98% nos lucros

spiegelneuronen / Flickr

As acções do Deutsche Bank estão em queda na bolsa e a situação do banco alemão alarma os investidores europeus, depois de terem sido divulgados os resultados da maior instituição financeira alemã que apontam para uma queda de 98% dos lucros relativos aos últimos três meses.

O Deutsche Bank encerrou o segundo trimestre deste ano com uma descida de 98% nos lucros, obtendo resultados positivos de 20 milhões de euros entre Abril e Junho contra os 818 milhões de euros verificados no mesmo período em 2015, avança o Jornal de Negócios.

Fazendo as contas em termos do primeiro semestre do ano, o Banco alemão reporta uma queda de 81,4% nos lucros, situando-se nos 256 milhões de euros contra os 1.377 milhões verificados há um ano.

Estes resultados explicam-se pelos elevados custos com a reestruturação do Deutsche Bank e com processos judiciais, de acordo com a instituição.

A situação também foi agravada por uma redução de 9% nos depósitos, ao longo do primeiro semestre do ano, pela redução das  taxas de juro e por “um mercado difícil” que enfrenta uma “incerteza macroeconómica” agravada pelo Brexit, afiançam ainda os responsáveis do Deutsche Bank.

“Se o actual ambiente económico fraco persistir, teremos que ser ainda mais ambiciosos no tempo e na intensidade da nossa reestruturação”, alerta o presidente executivo do Banco, John Cryan, em declarações divulgadas pela Reuters.

Não nos desviaremos de decisões duras apenas para embelezar os ganhos no curto prazo“, garante ainda Cryan quando o Deutsche Bank é apontado pelas autoridades financeiras como um banco problemático que pode arrastar a economia europeia para mais uma crise financeira.

Ainda recentemente, um responsável do banco falou na necessidade de um plano de resgate financeiro em termos que fazem lembrar o caso do Lehman Brothers que faliu em 2008, arrastando o mundo para a crise que ainda hoje se faz sentir.

A situação do Deutsche Bank é tanto mais complicada quando estão à porta os resultados dos testes de stress realizados pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) e que serão conhecidos na sexta-feira.

As dúvidas quanto ao gigante alemão levaram já à queda abrupta das acções do Deutsche Bank na bolsa. Os títulos chegaram a cair mais de 5%, a maior queda do dia na bolsa germânica.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Afinal não era os bancos portugueses e italianos que iam dar cabo do mundo? Já sei é como se diz em linguagem militar, Portugal e Italia, foram manobras de diversão.
    Quero ver o que o anormal do ministro deles vai agora dizer, será que vão aumentar as multas à peninsula, contrariando o que já deveria ser? NUNCA TEREM colocado essa possibilidade? Não falo mal senão diria politicos de M (Pode ser M de Maastrich)

  2. Comentando o comentador acima. Mas você duvida que Portugal e Espanha têm sido manobras de diversão…(além de outras)? Só tenho medo do dia em que lhes falte a imaginação, ou falta de vergonha, quando nos cair em cima, com estrondo a desgraça que aí vem. Mas nessa altura, estes políticos de M (de Maastricht) terão desaparecido e ninguém mais os encontra.

    • Caro Janeka, não tenha duvida e até acrescento que já andamos a ser manobra de diversão desde que nos espetaram com o resgate dentro. Foi tudo uma gigantesca aldrabice.

RESPONDER

Três coelhos de uma cajadada. Vieira renova contratos a três jogadores

No seu regresso de Angola, Luís Filipe Vieira assegurou a renovação do contrato de três jogadores: Grimaldo, Ferro e Jota. O anúncio oficial deverá estar para breve. Esta quinta-feira, o jornal Record fez manchete com a …

Berardo chama Mourinho e Ronaldo a jogo para não perder condecorações

A defesa de Joe Berardo invocou outros casos de personalidades portuguesas para que o empresário não perca as condecorações que recebeu dos antigos Presidentes da República Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, escreve o Eco. De acordo …

Decisão "vergonhosa". Iniciativa Liberal e Chega indignados com distribuição de lugares no Parlamento

Está definida a distribuição de lugares do próximo Parlamento. O Iniciativa Liberal e o Chega não estão contentes e criticam a decisão. A decisão da conferência de líderes do Parlamento sobre os lugares que os novos …

Aos 57 e com Parkison, Damásio criou uma raqueta especial e sagrou-se vice-campeão mundial

Damásio Caeiro fez mais de 50 tentativas para construir a raqueta ideal para jogar ténis de mesa e, quando conseguiu "que mão e raqueta se fundissem", sagrou-se vice-campeão mundial de doentes com Parkinson. "Tinha muita dificuldade …

"Não seja tolo!". Trump enviou carta a Erdogan para resolver conflito com os curdos

No dia 9 de outubro, Donald Trump enviou uma carta ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, a avisá-lo sobre a incursão da Turquia na Síria. "Não seja um tipo difícil. Não seja tolo!", escreveu o …

Catalunha em estado de sítio. Governo pede protestos pacíficos e acusa "infiltrados e provocadores"

O presidente do Governo da Catalunha, Quim Torra, condenou ao final da noite de quarta-feira os protestos violentos que se registam há três dias na região e acusou um grupo de infiltrados de estar a …

Há acordo para o Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta quinta-feira que alcançou “um grande acordo” com a União Europeia para o Brexit. "Temos um ótimo novo acordo", afirmou, esta quinta-feira, Boris Johnson no Twitter. O primeiro-ministro britânico anunciou …

Encontrados 20 sarcófagos de madeira bem conservados no Egito

Uma equipe de arqueólogos descobriu pelo menos 20 sarcófagos em bom estado de conservação numa tumba antiga perto da cidade de Luxor, no sul do Egito, revelou o Ministério de Antiguidades egípcio esta semana. De acordo …

Tomás Correia pode deixar o Montepio em breve

Tomás Correira, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), pode estar prestes a deixar a liderança da instituição bancária. Segundo o Expresso, o gestor pode abandonar o cargo já na próxima semana. De acordo com …

Lionel Messi recebe sexta Bota de Ouro, 15 anos após a sua estreia

O futebolista argentino Lionel Messi recebeu hoje das mãos dos seus dois filhos mais velhos, Thiago e Mateo, a sexta 'Bota de Ouro' da carreira, numa cerimónia realizada em Barcelona. "Não podia ter conseguido nem sequer …