Deutsche Bank transfere 28 mil milhões de euros por engano

spiegelneuronen / Flickr

No âmbito de uma operação de negociação de derivados, o banco alemão transferiu por erro 28 mil milhões de euros.

Depois da troca realizada recentemente na liderança do Deutsche Bank, o banco alemão volta a dar que falar. Desta vez, devido a um erro numa transferência… de 28 mil milhões de euros.

De acordo com uma fonte, ocorreu no final de março um erro num pagamento de rotina, realizado pela própria instituição. “Inadvertidamente”, como descreve o Deutsche Bank, transferiu 28 mil milhões de euros no âmbito da operação de negociação de derivados.

O montante em questão é superior à atual capitalização bolsista da instituição e foi enviado para uma conta da câmara de compensação da Deutsche Boerse, como dá conta o Dinheiro Vivo.

Graças á rápida identificação do erro, não houve danos financeiros. No entanto, este episódio levanta algumas dúvidas quando aos processos de controlo e risco. Segundo a fonte, o engano deveria ter sido encontrado por um sistema interno preparado para detetar este tipo de falhas. Além disso, o montante da transferência é bastante anormal.

Charlie Olivier, porta-voz do banco, disse que este incidente se tratou de um “erro operacional na movimentação de colaterais entre as contas principais do Deutsche Bank e a conta da Eurex, a câmara de compensação”.

“O erro foi identificado numa questão de minutos e retificado. Revimos rigorosamente os motivos pelos quais este erro ocorreu e tomamos os passos necessários para evitar uma repetição”, afirmou ainda.

O Deutsche Bank tem vivido tempos conturbados devido a prejuízos contínuos e a uma fraca implementação do plano de cortes de custos. Este cenário justificou o afastamento de John Cryan do cargo de presidente executivo, ocupado agora por Christian Sewing.

No ano passado, esta instituição bancária teve perdas de 735 milhões de euros.

ZAP // Bloomberg

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. se contarem todo o dinheiro físico do mundo e os valores de transferências electrónicas rapidamente vao perceber que faltam quadrilhoes e quadrilhoes de notas físicas.. o dinheiro electrónico nao existe mas é uma realidade lol

    • Dá um calafrio só de pensar que apenas 2% da massa monetária em circulação está suportada por «metal», o resto está na cloud…

RESPONDER

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …