Deutsche Bank transfere 28 mil milhões de euros por engano

spiegelneuronen / Flickr

No âmbito de uma operação de negociação de derivados, o banco alemão transferiu por erro 28 mil milhões de euros.

Depois da troca realizada recentemente na liderança do Deutsche Bank, o banco alemão volta a dar que falar. Desta vez, devido a um erro numa transferência… de 28 mil milhões de euros.

De acordo com uma fonte, ocorreu no final de março um erro num pagamento de rotina, realizado pela própria instituição. “Inadvertidamente”, como descreve o Deutsche Bank, transferiu 28 mil milhões de euros no âmbito da operação de negociação de derivados.

O montante em questão é superior à atual capitalização bolsista da instituição e foi enviado para uma conta da câmara de compensação da Deutsche Boerse, como dá conta o Dinheiro Vivo.

Graças á rápida identificação do erro, não houve danos financeiros. No entanto, este episódio levanta algumas dúvidas quando aos processos de controlo e risco. Segundo a fonte, o engano deveria ter sido encontrado por um sistema interno preparado para detetar este tipo de falhas. Além disso, o montante da transferência é bastante anormal.

Charlie Olivier, porta-voz do banco, disse que este incidente se tratou de um “erro operacional na movimentação de colaterais entre as contas principais do Deutsche Bank e a conta da Eurex, a câmara de compensação”.

“O erro foi identificado numa questão de minutos e retificado. Revimos rigorosamente os motivos pelos quais este erro ocorreu e tomamos os passos necessários para evitar uma repetição”, afirmou ainda.

O Deutsche Bank tem vivido tempos conturbados devido a prejuízos contínuos e a uma fraca implementação do plano de cortes de custos. Este cenário justificou o afastamento de John Cryan do cargo de presidente executivo, ocupado agora por Christian Sewing.

No ano passado, esta instituição bancária teve perdas de 735 milhões de euros.

ZAP // Bloomberg

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. se contarem todo o dinheiro físico do mundo e os valores de transferências electrónicas rapidamente vao perceber que faltam quadrilhoes e quadrilhoes de notas físicas.. o dinheiro electrónico nao existe mas é uma realidade lol

    • Dá um calafrio só de pensar que apenas 2% da massa monetária em circulação está suportada por «metal», o resto está na cloud…

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …