/

Detido segundo suspeito de envolvimento no atentado de Londres

Will Oliver / EPA

Explosão no metro de Londres

Um segundo suspeito do ataque de sexta-feira no metro de Londres foi detido, este sábado à tarde, anunciou a polícia britânica.

O homem de 21 anos foi detido nos arredores de Londres, em Hounslow, pelas 23h50 de sábado, indicou a polícia em comunicado.

Também no sábado, a polícia deteve um homem de 18 anos na zona portuária de Douvres, sudeste de Inglaterra, e fez buscas num subúrbio de Londres, em Sunbury, onde mandou mesmo evacuar algumas casas. Foram colocados cordões de segurança em torno do bairro, não muito longe do aeroporto de Heathrow, mas nenhuma detenção foi anunciada.

Um engenho de fabrico artesanal, dentro de um balde branco, explodiu parcialmente numa composição de metro da linha District, que se dirigia para o centro da capital, de manhã à hora de ponta, provocando 30 feridos.

Segundo a polícia, a maior parte dos ferimentos são queimaduras e não há registo de feridos graves. No entanto, de acordo com a secretária de Estado da Administração Interna, Amber Rudd, a bomba artesanal era um dispositivo “sério”, que podia ter causado muito mais danos.

Rudd disse também ser ainda “muito cedo” para dizer se as autoridades conheciam o primeiro suspeito detido.

O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico, através de um comunicado divulgado pelo seu órgão de propaganda (Amaq), apesar das forças da ordem ainda não terem indicado se esta organização pode ter estado por trás do incidente.

O nível de alerta foi elevado de “grave” para “crítico”. Com a subida do alerta, soldados britânicos ajudarão a polícia para reforçar a segurança em postos chave de Londres, como a rede de transportes e os estádios de futebol.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.