Detido segundo suspeito de envolvimento no atentado de Londres

Will Oliver / EPA

Explosão no metro de Londres

Um segundo suspeito do ataque de sexta-feira no metro de Londres foi detido, este sábado à tarde, anunciou a polícia britânica.

O homem de 21 anos foi detido nos arredores de Londres, em Hounslow, pelas 23h50 de sábado, indicou a polícia em comunicado.

Também no sábado, a polícia deteve um homem de 18 anos na zona portuária de Douvres, sudeste de Inglaterra, e fez buscas num subúrbio de Londres, em Sunbury, onde mandou mesmo evacuar algumas casas. Foram colocados cordões de segurança em torno do bairro, não muito longe do aeroporto de Heathrow, mas nenhuma detenção foi anunciada.

Um engenho de fabrico artesanal, dentro de um balde branco, explodiu parcialmente numa composição de metro da linha District, que se dirigia para o centro da capital, de manhã à hora de ponta, provocando 30 feridos.

Segundo a polícia, a maior parte dos ferimentos são queimaduras e não há registo de feridos graves. No entanto, de acordo com a secretária de Estado da Administração Interna, Amber Rudd, a bomba artesanal era um dispositivo “sério”, que podia ter causado muito mais danos.

Rudd disse também ser ainda “muito cedo” para dizer se as autoridades conheciam o primeiro suspeito detido.

O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico, através de um comunicado divulgado pelo seu órgão de propaganda (Amaq), apesar das forças da ordem ainda não terem indicado se esta organização pode ter estado por trás do incidente.

O nível de alerta foi elevado de “grave” para “crítico”. Com a subida do alerta, soldados britânicos ajudarão a polícia para reforçar a segurança em postos chave de Londres, como a rede de transportes e os estádios de futebol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …