Detido jovem de 18 anos por suspeita de ligações ao atentado no metro de Londres

Andy Rain / EPA

Polícia britânico

A polícia britânica anunciou, este sábado, que fez “uma detenção relevante” associada ao atentado com uma bomba artesanal que provocou 30 feridos numa estação de metro de Londres, na sexta-feira, em plena hora de ponta.

Fizemos uma detenção importante no âmbito da nossa investigação esta manhã”, indicou a polícia num comunicado. O suspeito, um homem de 18 anos, foi detido hoje de manhã pela polícia de Kent, sudeste de Inglaterra, “na zona portuária de Douvres” associado a factos “terroristas”, precisou a polícia.

O Mayor de Londres, Sadiq Khan, já tinha dito à LBC Radio que “está em curso uma caça ao homem” para encontrar o culpado pelo ataque classificado como “terrorista”.

Entretanto, a estação de metro de Parsons Green, no sudoeste de Londres, foi reaberta depois da explosão desta sexta-feira, informou a Transport for London (TfL), operadora da rede de transportes.

Um engenho de fabrico artesanal, dentro de um balde branco, explodiu parcialmente numa composição de metro da linha District, que se dirigia para o centro da capital, de manhã à hora de ponta. Os feridos foram transportados para diversos hospitais de Londres.

O Serviço Nacional de Saúde disse que 21 pessoas estão a receber tratamento e oito outras já tiveram alta. Segundo a polícia, a maior parte dos ferimentos são queimaduras e não há registo de feridos graves.

O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico, através de um comunicado divulgado pelo seu órgão de propaganda (Amaq), apesar das forças da ordem ainda não terem indicado se esta organização pode ter estado por trás do incidente.

O nível de alerta foi elevado de “grave” para “crítico”, o mais alto numa escala de cinco, o que significa que um atentado “está iminente”, anunciou a primeira-ministra britânica, Theresa May, numa declaração ao país transmitida pela televisão.

Com a subida do alerta para “crítico”, soldados britânicos ajudarão a polícia para reforçar a segurança em postos chave de Londres, como a rede de transportes e os estádios de futebol.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A “political correctness” é tão grande que já não dizem que o homem é ÁRABE mais um terrorista islamico e que o ISIS reindivicou o ataque

RESPONDER

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …