Detetive holandês encontra quadro de Picasso 20 anos depois do desaparecimento

O retrato “Busto de Mulher”, pintado por Pablo Picasso em 1938 e furtado em 1999, foi entregue ao detetive holandês Arthur Brand, em Amesterdão. Antes de ser confiada ao especialista na recuperação de obras de arte, a pintura – que pode atingir um valor comercial de 25 milhões de euros -, era usada como moeda de troca para drogas e armas.

Há quatro anos que Arthur Brand procurava pela obra, roubada em 1999 no iate de xeque saudita Abdul Mohsen Abdulmalik – atracado no porto de Antibes (França) -, da qual só possuía uma fotografia. Vista pela última vez a 11 de março de 1999, nada mais se soube sobre a pintura até o detetive a ter recebido, avançou o Vida Extra, do Expresso.

De acordo com a Fortune, a pintura teria sido usada como moeda no submundo do crime de Amsterdão para pagar por tráfico de drogas e armas. A pessoa que estava na posse da obra teria decidido entregá-la e procurou Arthur Brand para fazê-lo.

O detetive holandês foi capaz de validar que a pintura é o original Picasso graças às costas da mesma. Embora os falsificadores de arte possam reproduzir uma pintura, geralmente não sabem como deve ser a parte de trás da tela.

Abdul Mohsen Abdulmalik adquiriu a obra nos anos 80, na Galeria Pace, em Nova Iorque, por um valor não confirmado. Quando roubado do seu iate, o quadro tinha um valor no mercado de quatro milhões de euros, indicou a EFE.

Aquando do furto, as câmaras de vigilância estavam desativadas e permitiram aos assaltantes levar “Busto de Mulher”, separando-o da companhia de um outro Picasso e de uma tela impressionista de Matisse, também estes guardados no barco.

Com a passagem do tempo, as autoridades francesas deram o caso por encerrado porque, na maioria das vezes, afirmou Arthur Brand, “quando um quadro desaparece assim totalmente é porque os ladrões não o conseguiram vender e acabam por destruí-lo para não terem problemas”.

O proprietário oferecia uma recompensa de 400 mil euros mas, depois de perder a esperança de encontrá-lo, recebeu quatro milhões de euros da companhia de seguros, empresa que agora tem consigo a obra em Amesterdão. A confirmação da autenticidade do quadro chegou na terça-feira, por um representante da seguradora.

“Picasso é o artista mais importante do século XX e também um dos mais falsificados, o que faz com que, frequentemente, apareçam quadros seus que são meras cópias”, frisou Arthur Brand, protagonista na resolução de outros raptos artísticos, tendo recuperado originais de Salvador Dalí, Josef Thorak e Tamara de Lempicka.

As dificuldades para a recuperação desta obra foram muitas, contou o detetive citado pelo El País, desde logo porque “Picasso pintou este retrato para ele mesmo e não o assinou”, tendo permanecido em casa do artista, sem nunca ter sido exposto.

Um especialista em arte americano está na capital holandesa a analisar o quadro para verificar o seu estado antes de ser oferecido de novo a Abdulmalik, que recupera uma obra avaliada em 25 milhões de euros em leilões.

Ao longo dos anos, várias falsificações da pintura foram oferecidas e rejeitadas pelas  seguradoras. A polícia holandesa não fez detenções relacionadas com o roubo ou com a recuperação da pintura.

TP, ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …