O “asteróide bola de golfe” está repleto de crateras. São fruto do seu passado violento

ESO / MIT

Novas imagens do asteróide Pallas reveladas recentemente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) mostram que a sua superfície é repleta de crateras, semelhante à textura de uma bola de golfe.

Pallas, assim batizado em homenagem à deusa grega da sabedoria, foi descoberto em 1802. Com quase 400 quilómetros de diâmetro, é o terceiro maior objeto do cinturão de asteróides, possuindo cerca de um sétimo do tamanho da Lua.

Agora, uma nova investigação levada a cabo por cientistas do MIT revelou imagens detalhadas deste corpo rochoso que demonstram que a sua estranha fisionomia se deve a uma série de impactos que sofreu no passado.

“A órbita de Pallas implica impactos a uma velocidade muito elevada”, explicou o autor principal do estudo, Michael Marsset, citado em comunicado. “A partir destas imagens, podemos dizer agora que Palla é o objeto com mais crateras que conhecemos no cinturão de asteróide. É como descobrir um mundo novo”.

Ao todo, foram identificadas 36 crateras com mais de 30 quilómetros de diâmetro, aproximadamente um quinto do diâmetro da cratera Chicxulub, no México, cujo impacto na Terra terá ditado o fim dos dinossauros há 65 milhões de anos.

Estas crateras parecem cobrir pelo menos 10% da superfície de Pallas, o que “sugere uma história violenta de colisão”, escreveram os cientistas no novo artigo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Nature Astronomy.

Os cientistas do MIT suspeitam que o passado violento de Pallas esteja relacionado com a sua órbita enviesada: enquanto que a maioria dos objetos no cinturão de asteróides se move mais ou menos ao longo do mesmo trajeto elíptico em torno do Sol, a órbita inclinada de Pallas faz com que passe pelo cinturão em ângulo.

Por este motivo, sustenta a equipa, qualquer colisão que Pallas sofra causará cerca de quatro vezes mais danos do que colisões entre dois asteróides de uma mesma órbita.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …

Laboratório de Wuhan "esconde" vírus semelhante ao novo coronavírus desde 2012

O laboratório de virologia de Wuhan armazena há quase oito anos um vírus “muito parecido” com aquele que originou a pandemia de covid-19. Esse vírus foi descoberto em 2012 numa antiga mina de cobre em …