Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide – e nada mais do que este corpo rochoso – que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões de anos.

Já muito se disse e se escreveu sobre a extinção em massa dos dinossauros. Contudo, há duas grandes correntes para explicar este fenómeno que afetou quase 70% das espécies da Terra: parte da comunidade científica sustenta que foi um asteróide que acabou com estes animais, havendo também muitos especialistas que culpam o vulcanismo.

Agora, uma nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Science, vem dar força à teoria que sustenta que o grande culpado foi um corpo rochoso.

De acordo com os cientistas, foram as consequência do meteorito Chicxulub, que caiu na Península de Yucatán, no México, que levaram à extinção dos dinossauros no final do Cretáceo, não tendo a atividade vulcânica qualquer papel direto neste fenómeno, tal como noticia a agência a Europa Press.

A teoria do vulcanismo, detalham os cientistas na nova investigação, é baseada num período de grandes erupções no planalto de Decan, onde 500.000 quilómetros cúbicos de lava inundaram a maior parte da Índia atual e do fundo do mar.

No entanto, os especialistas analisaram agora as datas da libertação de gases vulcânicos e descobriram que as datas não batem certo: as erupções vulcânica ocorreram 200.000 anos antes da queda do asteróide.

Por tudo isto, concluíram os cientistas, as erupções levaram apenas a um aquecimento de cerca de dois graus, mas não tiveram efeito significativo sobre os ecossistemas e as condições voltaram ao normal ainda antes da extinção dos dinossauros.

“Muitas pessoas especularam que os vulcões foram importantes para a extinção em massa [dos dinossauros], mas nós dizemos: ‘Não, não eram’“, disse o autor principal do estudo, Celli Hull, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Com um surto grave e hospitais em colapso, a Índia tem um novo problema: um fungo raro e mortal

Um raro fungo que invade o cérebro está a ser cada vez mais visto em pacientes vulneráveis na Índia, incluindo aqueles com covid-19. Este domingo, o ministério da saúde indiano divulgou um comunicado sobre como tratar …

Matos Fernandes reconhece que venda de barragens “é incomum” (e anuncia 30 milhões para casas eficientes)

O ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu que a transmissão de concessões de barragens no Douro “não é comum”, mas considerou que não prejudicarão os territórios que abrangem. Falando numa audição na Comissão Parlamentar de …

Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo. Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo …

Dona do Novo Banco não tem funcionários (e o presidente ajudou a vender o Banco ao actual "patrão")

O presidente da dona do Novo Banco, a Nani Holdings que é associada do fundo Lone Star, em Portugal, que detém 75% da instituição financeira, foi assessor do Fundo de Resolução na venda do Novo …

Jogador da NBA queimou um mandado de captura

Autoridades da Turquia não gostaram da análise ao presidente Recep Erdoğan. Enes Kanter foi avisado mas não quis saber. O basquetebolista turco Enes Kanter, que até nasceu na Suíça, volta a ser "alvo" das autoridades da …

No vazio do Espaço, a Voyager 1 detetou um "zumbido" de plasma

A Voyager 1 - uma de duas naves espaciais irmãs da NASA que foi lançada há 44 anos e agora é o objeto de fabricação humana mais distante no espaço - ainda funciona e aproxima-se …

Pela primeira vez, físicos mediram a "pele" de um átomo

Cientistas mediram, pela primeira vez, a "pele" de um átomo. A descoberta pode ser útil para perceber a dimensão de uma estrela de neutrões. Pela primeira vez, uma equipa de físicos mediu a "pele" de um …

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …