Cientistas descobriram como se formam os estranhos “anéis de café”

Uma equipa internacional de investigadores, liderada pela Monash University, desvendou que, pela primeira vez, o mistério por trás da formação de “anéis de café” ao examinar o ângulo de contacto das gotas numa superfície e a forma como secam.

O diretor do BioPRIA (Bioresource Processing Research Institute da Austrália), no Departamento de Engenharia Química da Monash University, Gil Garnier, liderou uma equipa internacional para explorar a forma como os padrões se formavam a partir da evaporação de gotículas – um fenómeno que confunde os físicos há anos.

A colaboração de Monash University e a Cambridge University também desenvolveu um modelo matemático que consegue prever quando pode ser observado um anel de café em sistemas de partículas esféricas rígidas.

A formação de padrões é um fenómeno comum na secagem de líquidos coloidais, como leite, café, tinta, aerossóis e sangue. O mais comum em gotículas é uma distribuição em anel, onde as partículas líquidas são realocadas para a borda, o que é conhecido como um “anel de café”, durante a secagem.

Os cientistas concluíram que os ângulos de contacto em que uma gota é colocada numa superfície molhada determinam a prevalência dos ângulos do café. Quando a gota é colocada num ângulo de contacto alto, não surgem anéis de café.

“O nosso estudo identificou o ângulo de contacto formado pela suspensão de gotículas na superfície e o seu conteúdo de sólidos como as duas variáveis governantes importantes para a formação do anel do café”, disse Garnier, em comunicado.

“Embora a modelagem bem-sucedida tenha sido alcançada anteriormente, mostrámos aqui pela primeira vez que, para cada ângulo de contacto, há uma fração de volume colóide inicial crítica sobre a qual não se formará nenhum padrão semelhante a um anel. Essencialmente, quanto menor o ângulo de contacto, maior a probabilidade de que os perfis de anel sejam encontrados”, continuou.

Quando uma gota é colocada numa superfície, atinge rapidamente uma posição de equilíbrio aparente que pode, para pequenas gotas, ser definida apenas pelo ângulo e raio de contacto.

A taxa de evaporação e a variação da fluidez da massa na superfície da gota dependem de muitos fatores, incluindo a pressão de vapor do fluido, a geometria da superfície da gota, bem como a velocidade e pressão parcial da atmosfera circundante.

Nas experiências de secagem, foi colocada uma gota de 6µL de solução num substrato com uma pipeta Eppendorf. A gota foi deixada a secar numa sala com humidade e temperatura controlada mantida a 23°C e 50% de humidade relativa.

“Mostrámos que a presença ou ausência de um anel de café pode ser prevista exclusivamente pela fração de volume inicial das partículas numa suspensão e o ângulo de contacto formado pela suspensão na superfície de interesse”, disse Garnier.

“Usando esta descoberta, conseguimos calcular um modelo para prever a formação de anéis de café a partir de ângulos de contacto, usando várias gotas de líquido. Esta técnica de modelagem é uma nova ferramenta poderosas para otimizar as técnicas de fabricação e diagnóstico”, explicou.

Este estudo, publicado em junho na revista científica Journal of Colloid and Interface Science, pode abrir portas na área do diagnóstico de sangue, especialmente na descoberta de tratamentos para anemia e outras doenças do sangue.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …