Cientistas descobriram como se formam os estranhos “anéis de café”

Uma equipa internacional de investigadores, liderada pela Monash University, desvendou que, pela primeira vez, o mistério por trás da formação de “anéis de café” ao examinar o ângulo de contacto das gotas numa superfície e a forma como secam.

O diretor do BioPRIA (Bioresource Processing Research Institute da Austrália), no Departamento de Engenharia Química da Monash University, Gil Garnier, liderou uma equipa internacional para explorar a forma como os padrões se formavam a partir da evaporação de gotículas – um fenómeno que confunde os físicos há anos.

A colaboração de Monash University e a Cambridge University também desenvolveu um modelo matemático que consegue prever quando pode ser observado um anel de café em sistemas de partículas esféricas rígidas.

A formação de padrões é um fenómeno comum na secagem de líquidos coloidais, como leite, café, tinta, aerossóis e sangue. O mais comum em gotículas é uma distribuição em anel, onde as partículas líquidas são realocadas para a borda, o que é conhecido como um “anel de café”, durante a secagem.

Os cientistas concluíram que os ângulos de contacto em que uma gota é colocada numa superfície molhada determinam a prevalência dos ângulos do café. Quando a gota é colocada num ângulo de contacto alto, não surgem anéis de café.

“O nosso estudo identificou o ângulo de contacto formado pela suspensão de gotículas na superfície e o seu conteúdo de sólidos como as duas variáveis governantes importantes para a formação do anel do café”, disse Garnier, em comunicado.

“Embora a modelagem bem-sucedida tenha sido alcançada anteriormente, mostrámos aqui pela primeira vez que, para cada ângulo de contacto, há uma fração de volume colóide inicial crítica sobre a qual não se formará nenhum padrão semelhante a um anel. Essencialmente, quanto menor o ângulo de contacto, maior a probabilidade de que os perfis de anel sejam encontrados”, continuou.

Quando uma gota é colocada numa superfície, atinge rapidamente uma posição de equilíbrio aparente que pode, para pequenas gotas, ser definida apenas pelo ângulo e raio de contacto.

A taxa de evaporação e a variação da fluidez da massa na superfície da gota dependem de muitos fatores, incluindo a pressão de vapor do fluido, a geometria da superfície da gota, bem como a velocidade e pressão parcial da atmosfera circundante.

Nas experiências de secagem, foi colocada uma gota de 6µL de solução num substrato com uma pipeta Eppendorf. A gota foi deixada a secar numa sala com humidade e temperatura controlada mantida a 23°C e 50% de humidade relativa.

“Mostrámos que a presença ou ausência de um anel de café pode ser prevista exclusivamente pela fração de volume inicial das partículas numa suspensão e o ângulo de contacto formado pela suspensão na superfície de interesse”, disse Garnier.

“Usando esta descoberta, conseguimos calcular um modelo para prever a formação de anéis de café a partir de ângulos de contacto, usando várias gotas de líquido. Esta técnica de modelagem é uma nova ferramenta poderosas para otimizar as técnicas de fabricação e diagnóstico”, explicou.

Este estudo, publicado em junho na revista científica Journal of Colloid and Interface Science, pode abrir portas na área do diagnóstico de sangue, especialmente na descoberta de tratamentos para anemia e outras doenças do sangue.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …