/

Doce ainda mais doce. O café muda o nosso paladar

As características amargas do café podem tornar o nosso paladar mais sensível à doçura. Este efeito, independente da cafeína, pode ajudar explicar por que motivo tantos amantes de café gostam de acompanhar esta bebida com chocolate amargo.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, recrutou 156 indivíduos para testar o efeito do café no paladar e no olfato.

Os participantes fizeram testes ao paladar e ao olfato e, depois, tomaram um café expresso morno e um copo de água logo a seguir. De seguida, realizaram a segunda ronda de testes, na qual os cientistas não observaram qualquer mudança no olfato. No entanto, a experiência revelou que os sabores doces foram amplificados depois do consumo de café.

“Depois de beberem café, as pessoas tornaram-se mais sensíveis à doçura e menos sensíveis à amargura”, completou Alexander Wieck Fjældstad, co-autor do artigo científico, recentemente publicado na Foods.

Os investigadores não estavam à espera deste resultado, dado que estudos anteriores concluíram que a exposição aguda a sabores amargos inibe a perceção dos sabores doces. A cafeína e a quinina, dois compostos encontrados no café, inibem diretamente a atividade de certos recetores do sabor adocicado.

Neste sentido, a equipa conduziu a mesma experiência mas, desta vez, com descafeinado e obteve os mesmos resultados. Isto sugere que a cafeína não desempenha nenhum papel na alteração das sensações gustativas depois da ingestão de café, explica o portal EurekAlert.

Os cientistas não sabem de que forma o café desencadeia estas mudanças tão específicas na sensibilidade do nosso paladar. Segundo a equipa, esta discordância de resultados sugere que há uma combinação desconhecida de compostos no café que provoca esta mudança dinâmica no sabor amargo.

Esta investigação ajuda a explicar por que motivo tantas pessoas gostam de acompanhar o seu café com chocolate amargo. Além disso, o estudo oferece novas pistas sobre a perceção do paladar e aponta para novos tipos de pesquisa sobre aditivos alimentares que podem ampliar a percepção do sabor doce sem, contudo, aumentar o teor de açúcar nos alimentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.