Doce ainda mais doce. O café muda o nosso paladar

As características amargas do café podem tornar o nosso paladar mais sensível à doçura. Este efeito, independente da cafeína, pode ajudar explicar por que motivo tantos amantes de café gostam de acompanhar esta bebida com chocolate amargo.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, recrutou 156 indivíduos para testar o efeito do café no paladar e no olfato.

Os participantes fizeram testes ao paladar e ao olfato e, depois, tomaram um café expresso morno e um copo de água logo a seguir. De seguida, realizaram a segunda ronda de testes, na qual os cientistas não observaram qualquer mudança no olfato. No entanto, a experiência revelou que os sabores doces foram amplificados depois do consumo de café.

“Depois de beberem café, as pessoas tornaram-se mais sensíveis à doçura e menos sensíveis à amargura”, completou Alexander Wieck Fjældstad, co-autor do artigo científico, recentemente publicado na Foods.

Os investigadores não estavam à espera deste resultado, dado que estudos anteriores concluíram que a exposição aguda a sabores amargos inibe a perceção dos sabores doces. A cafeína e a quinina, dois compostos encontrados no café, inibem diretamente a atividade de certos recetores do sabor adocicado.

Neste sentido, a equipa conduziu a mesma experiência mas, desta vez, com descafeinado e obteve os mesmos resultados. Isto sugere que a cafeína não desempenha nenhum papel na alteração das sensações gustativas depois da ingestão de café, explica o portal EurekAlert.

Os cientistas não sabem de que forma o café desencadeia estas mudanças tão específicas na sensibilidade do nosso paladar. Segundo a equipa, esta discordância de resultados sugere que há uma combinação desconhecida de compostos no café que provoca esta mudança dinâmica no sabor amargo.

Esta investigação ajuda a explicar por que motivo tantas pessoas gostam de acompanhar o seu café com chocolate amargo. Além disso, o estudo oferece novas pistas sobre a perceção do paladar e aponta para novos tipos de pesquisa sobre aditivos alimentares que podem ampliar a percepção do sabor doce sem, contudo, aumentar o teor de açúcar nos alimentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Rita Bessa renuncia ao lugar de deputada do CDS

Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS-PP, anunciou a própria, numa carta enviada ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. A sua substituição já está a ser tratada pelo líder parlamentar, Telmo …

Vitória em Lisboa dá novo fôlego a Rio. Rangel mantém tudo em aberto

Os resultados eleitorais deste domingo, e sobretudo a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, deram a Rui Rio novo fôlego enquanto líder e mais margem de manobra para lidar com os rivais internos. Os resultados das …

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …