Desvendado mistério do papiro de Basileia

Durante séculos, ninguém o conseguiu ler. Agora, o mistério do papiro de Basileia foi finalmente desvendado, graças à ajuda da luz ultravioleta.

Um equipa de cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, descobriu que o papiro com cerca de 1.800 anos da Coleção de Papiro da Basileia é um antigo texto médico e que, provavelmente, foi escrito pelo famoso médico romano Galeno.

Este pedacinho de papiro é património da cidade de Basileia há meio milénio. Escrito em espelho e de ambos os lados, este papiro intrigou especialistas durante várias gerações.

Sabine Hubner, professora e investigadora de História Antiga da Universidade de Basileia, liderou nos últimos três anos um projeto para digitalizar, transcrever e anotar toda a coleção de papiros da própria universidade. Por verdadeiro acaso, a investigadora acabou por incluir este fragmento no seu vasto estudo.

“A maioria dos papiros são documentos como cartas, contratos e recibos” disse a professora. A papiro em questão, P.Basel 1A, “é um texto literário, mas mais valioso”. Além disso, contém um texto previamente desconhecido da antiguidade, adianta a especialista, citada pela Sci-News.

Através de sofisticadas técnicas de imagem, como luzes ultravioletas e de infravermelhos, a equipa conseguiu mostrar que o P.Basel 1A não é um único papiro, mas sim várias camadas de folhas de papiro coladas. Para desmistificar este papiro, a Universidade de Basel contratou um especialista para separar as folhas, permitindo que o documento grego fosse finalmente descodificado.

“Agora sim podemos afirmar que se trata de um texto médico da antiguidade que descreve o fenómeno da apneia histérica“, disse Hubner. A suspeita de que poderá tratar-se de um escrito de Galeno não pode ser completamente confirmada dado que não consta o seu nome no documento, mas o texto aumenta muito essa probabilidade.

Depois de Hipócrates, o romano Galeno é considerado o médico mais importante da antiguidade.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …