Foi despedido e, para se vingar, roubou mais de um milhão de euros em bitcoins

antanacoins / Flickr

Um francês, de 37 anos, foi um dos fundadores de uma startup tecnológica. Entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, roubou 182 bitcoin da própria empresa.

Um dos fundadores de uma startup tecnológica criada em França, em 2013, “invadiu” os seus próprios colegas e roubou 182 bitcoins, no valo de 1,1 milhão de euros. O roubo foi uma vingança pela sua demissão, após um conflito com os sócios.

Depois de ser demitido, o francês deixou o país e, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, lançou ataques cibernéticos contra o seu ex-empregador.

De acordo com a Russia Today, o francês usou uma conexão criptografada e anónima, hackeou bitcoins em várias fases e transferiu-as para a sua carteira digital. Uma vez que as somas estavam abaixo do limite de alerta, os assaltos não faziam soar alarmes.

A polícia acabou por deter o homem a 20 de dezembro, na Normandia. O fundador da startup admitiu que havia roubado os bitcoins “por vingança” em retaliação pela sua demissão. Este foi o terceiro maior roubo de criptomoedas da história da França.

O francês enfrenta agora acusações de roubo organizado de gangues, lavagem de dinheiro e acesso fraudulento a um sistema automatizado de processamento de dados com subsequente manipulação.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Uma vez que as somas estavam abaixo do limite de alerta, os assaltos não faziam soar alarmes.”
    Assaltos?!
    O que aconteceu foi precisamente o contrário de um assalto: vários furtos discretos!
    Alguém precisa de um dicionário!..

RESPONDER

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …