/

Descoberto o primeiro templo dedicado ao deus mais importante da era pré-hispânica

Arqueólogos mexicanos encontraram o primeiro templo dedicado a Xipe Totec, que significa “nosso senhor esfolado” porque era coberto com pele humana de vítimas de sacrifícios.

O Instituto Nacional de Antropologia e História do México informou que a descoberta aconteceu durante as recentes escavações nas ruínas do grupo étnico Popoloca, no estado de Puebla.

Os arqueólogos encontraram duas esculturas de pedra semelhantes a caveiras e um tronco de pedra representando Xipe Totec, considerado pelos astecas o deus da fertilidade e um dos deuses mais importantes da era pré-hispânica. As esculturas medem cerca de 70 centímetros de altura e pesam aproximadamente 200 quilos, relataram os investigadores.

Uma das esculturas tinha uma mão extra pendurada num dos braços, sugerindo que o deus estava a usar a pele de uma vítima de sacrifício, de acordo com o The Guardian.

Os arqueólogos acreditam que os sacerdotes esfaqueavam as vítimas do sacrifício e vestiam a pele humana durante a adoração a Xipe Totec. As vítimas eram guerreiros capturados que recebiam armas simples para lutarem durante o ritual de sacrifício.

O templo foi construído num complexo conhecido como Ndachjian-Tehuacan entre 1000 e 1260 e, mais tarde, conquistado pelos astecas. Representações do deus já tinham sido encontradas antes noutras culturas, incluindo os astecas, mas não um templo inteiro.

Susan Gillespie, uma arqueóloga da Universidade da Florida que não esteve envolvida no projeto, escreveu que “encontrar o fragmento de tronco de um ser humano usando a pele esfolada de uma vítima de sacrifício talvez seja a evidência mais convincente da associação desta prática e divindade a um templo particular”.

“A prática asteca era realizar a morte sacrificial em um ou mais lugares, mas armazenar ritualmente as peles noutro local, depois de terem sido usadas por humanos vivos por alguns dias. Pode ser que este seja o templo onde foram guardados, tornando tudo ainda mais sagrado”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.