Descoberto num restaurante um túnel de droga que liga EUA ao México

4

A polícia norte-americana descobriu um túnel num restaurante abandonado, que serviu para traficar droga entre os EUA e o México. Pelo túnel de quase 180 metros, terão passado toneladas de drogas como cocaína e heroína para o lado norte-americano.

Esta descoberta aconteceu quase por mero acaso, depois de um homem ter sido parado pela polícia para uma inspecção de trânsito, devido a uma “violação de equipamento” relacionada com a carrinha que conduzia, como reporta o jornal local Star-Telegram.

No interior do atrelado que a carrinha puxava, a polícia encontrou 118 quilos de metanfetaminas, 6 quilos de cocaína, 13 quilos de heroína e cerca de 3 quilos de fentanil, opiáceo que é considerado particularmente perigoso, frisa a mesma publicação.

O valor de rua destas drogas ascende a mais de um milhão de euros, pelo que a polícia fala de “uma apreensão muito significativa”, conforme declarações do agente especial Scott Brown em conferência de imprensa.

A detenção do homem levou as autoridades a fazerem buscas a todas as suas propriedades, incluindo a um restaurante abandonado que tinha adquirido em Abril passado, pagando em dinheiro cerca de 337 mil euros, frisa o Star-Telegram.

No restaurante localizado bem perto da fronteira entre os EUA e o México, e próximo da cidade mexicana de San Luis Colorado, a polícia encontrou o túnel de quase 180 metros, com cerca de 1,5 metros de altura e 91 centímetros de largura e mais de 6 metros de profundidade.

“Este túnel terá levado a esta organização de tráfico de droga muito tempo para construir, e terá sido muito caro“, atesta a polícia no processo de inquérito, conforme cita o mesmo jornal, destacando que “tal esforço exige, necessariamente, uma combinação de vários indivíduos de ambos os lados da fronteira, empenhados numa intrincada e arriscada conspiração transnacional para construir semelhante estrutura secreta”.

Os traficantes terão usado cordas para puxar as cargas de droga e incluíram tábuas de madeira finas, semelhantes a postes de vedação, ao longo de toda a extensão do túnel, para reforçar a estrutura.

Do lado mexicano do túnel, “o ponto de entrada foi encontrado num complexo residencial, acedido através de um alçapão por baixo de uma cama“, esclarece ainda o agente Scott Brown.

SV, ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.