Descoberta uma bactéria devoradora de plástico que pode revolucionar a reciclagem

assortedstuff / Flickr

Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá, diz a ONG Action on Sugar

Investigadores japoneses descobriram uma bactéria que se alimenta de um tipo de plástico que pode ser encontrado, por exemplo, nas garrafas de água.

A recente descoberta de uma nova bactéria que se alimenta de plástico poderá, num futuro próximo, abrir um caminho revolucionário quando se fala de reciclagem.

Segundo o The Verge, a descoberta foi feita por investigadores japoneses que pretendem agora estudar melhor a já batizada Ideonella sakaiensis.

De acordo com a equipa de investigação, este microrganismo tem um processo digestivo lento e revela a capacidade de se alimentar de um tipo de plástico conhecido por politereftalato de etileno (PET).

Este é um plástico forte, muito leve e conhecido por ter uma grande resistência à água, por isso é tão frequentemente usado em produtos como as garrafas de água.

Esta sua resistência acaba por ser uma grande vantagem aos olhos da indústria mas, pelo lado inverso, é um enorme perigo para o ambiente porque demora muito tempo a degradar-se.

Segundo o The Verge, estima-se que uma garrafa de água demore cerca de 450 anos para desaparecer do meio ambiente. Por isso, a nova bactéria pode vir a revelar-se uma grande ajuda para resolver este problema.

De acordo com o estudo publicado na revista Science, o microrganismo foi descoberto depois de os cientistas terem analisado 250 amostras deste plástico.

Os investigadores descobriram que a bactéria demora seis semanas para acabar apenas com um pequeno pedaço de baixa qualidade de PET, portanto, devorar um de alta qualidade deverá demorar ainda mais tempo.

Apesar disso, os cientistas acreditam que se deve apostar neste microrganismo e, através de investigações mais aprofundadas, tentar encontrar uma forma de acelerar o processo.

Esta não é a primeira vez que os investigadores estão perto de descobrir uma “forma revolucionária” de reciclar as grandes quantidades de plástico produzidas todos os anos.

Investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, também encontraram no ano passado uma larva que se consegue alimentar só deste material.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bruno Fernandes não esconde que gostava de jogar em Inglaterra (mas não é ele que manda)

Bruno Fernandes continua sem esconder que gostaria de jogar em Inglaterra, mas quem decide o seu valor e quando sai é o Sporting. Antes da partida para os Estados Unidos, onde o clube leonino irá defrontar …

Greve dos Motoristas. Patrões vão exigir 70% de serviços mínimos

A Antram e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vão reunir-se esta quarta-feira para definir os serviços mínimos na greve de 12 de agosto. O Expresso avança esta terça-feira que a Antram - Associação …

Cabul exige esclarecimentos depois de Trump afirmar ter planos que podem "varrer o Afeganistão da face da terra"

Depois que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter dito que tem planos militares que poderiam acabar com o Afeganistão e matar milhões de pessoas, Cabul reagiu com indignação e exigiu esclarecimentos. Após os …

Aos 16 anos, jovem prodígio rejeita oferta do Barcelona e parte para o PSG

Xavi Simons, jogador dos iniciados do Barcelona, anunciou esta terça-feira nas redes sociais que vai deixar a equipa. De acordo com o Mundo Desportivo, o futuro do jogador é o Paris Saint-Germain. Xavi Simons, jogador dos …

ISCEM não é o único. Há mais 5 politécnicos privados que vão ter de fechar portas

Além da Escola Superior de Comunicação Empresarial, há mais cinco instituições privadas que vão fechar no próximo ano letivo por não terem o aval da Agência de Acreditação do Ensino Superior. Além do encerramento do ISCEM, …

EUA. Depois de 20 anos preso, ADN prova inocência de homem condenado por homicídio e violação

Depois de ter estado 20 anos preso pela violação e assassínio de Angie Dodge, Christopher Tapp foi considerado inocente de todas as acusações. As novas técnicas de análise de ADN e os novos conhecimentos de …

Controlinveste de Joaquim Oliveira falida e com dívida de 750 milhões de euros

A Controlinveste, do empresário Joaquim Oliveira, está falida, somando dívidas de 750 milhões de euros para 153 mil euros em ativos, avança o Jornal Económico.  De acordo com o diário de economia, que cita o relatório …

Governo britânico quer missão de proteção marítima europeia para Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já. O governo britânico quer organizar uma missão de proteção marítima …

Maria Luís Albuquerque fora das listas do PSD

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal, e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo, confirmaram à Lusa fontes da …

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …