Descoberta uma bactéria devoradora de plástico que pode revolucionar a reciclagem

assortedstuff / Flickr

Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá, diz a ONG Action on Sugar

Investigadores japoneses descobriram uma bactéria que se alimenta de um tipo de plástico que pode ser encontrado, por exemplo, nas garrafas de água.

A recente descoberta de uma nova bactéria que se alimenta de plástico poderá, num futuro próximo, abrir um caminho revolucionário quando se fala de reciclagem.

Segundo o The Verge, a descoberta foi feita por investigadores japoneses que pretendem agora estudar melhor a já batizada Ideonella sakaiensis.

De acordo com a equipa de investigação, este microrganismo tem um processo digestivo lento e revela a capacidade de se alimentar de um tipo de plástico conhecido por politereftalato de etileno (PET).

Este é um plástico forte, muito leve e conhecido por ter uma grande resistência à água, por isso é tão frequentemente usado em produtos como as garrafas de água.

Esta sua resistência acaba por ser uma grande vantagem aos olhos da indústria mas, pelo lado inverso, é um enorme perigo para o ambiente porque demora muito tempo a degradar-se.

Segundo o The Verge, estima-se que uma garrafa de água demore cerca de 450 anos para desaparecer do meio ambiente. Por isso, a nova bactéria pode vir a revelar-se uma grande ajuda para resolver este problema.

De acordo com o estudo publicado na revista Science, o microrganismo foi descoberto depois de os cientistas terem analisado 250 amostras deste plástico.

Os investigadores descobriram que a bactéria demora seis semanas para acabar apenas com um pequeno pedaço de baixa qualidade de PET, portanto, devorar um de alta qualidade deverá demorar ainda mais tempo.

Apesar disso, os cientistas acreditam que se deve apostar neste microrganismo e, através de investigações mais aprofundadas, tentar encontrar uma forma de acelerar o processo.

Esta não é a primeira vez que os investigadores estão perto de descobrir uma “forma revolucionária” de reciclar as grandes quantidades de plástico produzidas todos os anos.

Investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, também encontraram no ano passado uma larva que se consegue alimentar só deste material.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …