Descoberta uma bactéria devoradora de plástico que pode revolucionar a reciclagem

assortedstuff / Flickr

Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá, diz a ONG Action on Sugar

Investigadores japoneses descobriram uma bactéria que se alimenta de um tipo de plástico que pode ser encontrado, por exemplo, nas garrafas de água.

A recente descoberta de uma nova bactéria que se alimenta de plástico poderá, num futuro próximo, abrir um caminho revolucionário quando se fala de reciclagem.

Segundo o The Verge, a descoberta foi feita por investigadores japoneses que pretendem agora estudar melhor a já batizada Ideonella sakaiensis.

De acordo com a equipa de investigação, este microrganismo tem um processo digestivo lento e revela a capacidade de se alimentar de um tipo de plástico conhecido por politereftalato de etileno (PET).

Este é um plástico forte, muito leve e conhecido por ter uma grande resistência à água, por isso é tão frequentemente usado em produtos como as garrafas de água.

Esta sua resistência acaba por ser uma grande vantagem aos olhos da indústria mas, pelo lado inverso, é um enorme perigo para o ambiente porque demora muito tempo a degradar-se.

Segundo o The Verge, estima-se que uma garrafa de água demore cerca de 450 anos para desaparecer do meio ambiente. Por isso, a nova bactéria pode vir a revelar-se uma grande ajuda para resolver este problema.

De acordo com o estudo publicado na revista Science, o microrganismo foi descoberto depois de os cientistas terem analisado 250 amostras deste plástico.

Os investigadores descobriram que a bactéria demora seis semanas para acabar apenas com um pequeno pedaço de baixa qualidade de PET, portanto, devorar um de alta qualidade deverá demorar ainda mais tempo.

Apesar disso, os cientistas acreditam que se deve apostar neste microrganismo e, através de investigações mais aprofundadas, tentar encontrar uma forma de acelerar o processo.

Esta não é a primeira vez que os investigadores estão perto de descobrir uma “forma revolucionária” de reciclar as grandes quantidades de plástico produzidas todos os anos.

Investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, também encontraram no ano passado uma larva que se consegue alimentar só deste material.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …