Larva que come plástico pode revolucionar a reciclagem

A espécie consegue alimentar-se de um certo tipo de plástico, sem que a sua saúde seja afetada. Esta pode ser uma descoberta revolucionária para acabar com o excesso de resíduos provocados pelo plástico.

Anualmente, são centenas as toneladas de plástico desperdiçadas um pouco por todo o mundo. Só nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 10% do plástico utilizado num ano acaba por ser reciclado.

Esta é uma situação que coloca em risco a sustentabilidade do nosso planeta, uma vez que o plástico é um material que demora centenas de anos para entrar em decomposição.

Porém, de acordo com a BBC, uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, pensa ter descoberto uma solução para este problema que é, nada mais nada menos, do que uma espécie da família dos tenebrionídeos.

Conhecido como bicho-da-farinha, os investigadores descobriram que a larva deste besouro pode alimentar-se de um plástico não biodegradável: o isopor, também conhecido por poliestireno.

De acordo com a pesquisa efetuada, publicada na revista Environmental Science and Technology e que teve a ajuda de alguns especialistas chineses, estes insetos transformam metade desta substância em dióxido de carbono e a outra em excrementos.

Esta espécie pode ser assim uma arma revolucionária para acabar com a grande quantidade de resíduos plásticos e, além disso, a equipa ainda comprovou que este consumo não afeta a sua saúde.

O segredo está nas bactérias presentes no sistema digestivo do inseto, as principais responsáveis por decompor o plástico.

“Este é um meio inovador para enfrentar o enorme problema que representa a contaminação do plástico”, explica Anja Malawi Brandon, investigadora que participou na pesquisa.

“Está provado que o bicho-da-farinha consegue transformar 50% do plástico que consome em CO2, o que equivale a uma grande quantidade”, afirma.

O objetivo do grupo passa agora por descobrir outros tipos de plástico que também possam ser decompostos por estes insetos e ainda extrair as bactérias para usá-las diretamente no tratamento do plástico.

Esta é a primeira vez que uma investigação consegue provar que o plástico pode degradar-se no intestino de um animal.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Direitos humanos. Confronto entre China e Canadá na ONU

O Canadá denunciou esta terça-feira na ONU, em nome de cerca de 40 países, a situação dos direitos humanos na província chinesa de Xinjiang e em Hong Kong, pedindo a Pequim uma investigação às violações …

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …