Descoberta de vida extraterrestre “está muito próxima”

ESO/M. Kornmesser

Impressão artística da superfície de um dos três planetas que orbitam uma estrela anã muito fria a apenas 40 anos-luz de distância da Terra, descoberta com o auxílio do telescópio TRAPPIST. Estes mundos têm tamanhos e temperaturas semelhantes às de Vénus e da Terra e são os melhores alvos descobertos até agora para procurar vida fora do Sistema Solar.

Jean-Pierre Luminet, diretor de Investigação do Centro Nacional de Investigação Científica de França acredita que se está “muito próximo”, no máximo 20 a 30 anos, de se obter uma prova da existência de outras formas de vida no Universo.

“Creio que estamos muito próximo – pode ser em alguns anos, no máximo 20 a 30 anos – de finalmente se ter a certeza, a prova definitiva de que outras formas de vida existem no Universo“, afirmou Jean-Pierre Luminet.

“Quase com toda a probabilidade, serão relativamente primitivas“, afirmou Luminet, em entrevista à agência noticiosa espanhola EFE.

Para o astrofísico francês, uma tal descoberta abrirá “um debate filosófico e científico e mudará a forma de pensar da Humanidade”.

Apesar de esse debate ser “muito mais importante” se a Terra receber “um sinal extraterrestre de uma civilização inteligente”, Jean-Pierre Luminet ressalvou que “uma bactéria é vida“.

Por isso, defende que “faz falta um trabalho de explicação ao público, para que o impacto da descoberta seja suficientemente importante”.

Há um mês, a agência espacial norte-americana NASA anunciou a sua maior descoberta de sempre: mais de 1.200 planetas fora do Sistema Solar, dos quais 9 reúnem condições para albergar vida.

Também os cientistas da missão Rosetta encontraram, pela primeira vez num cometa, glicina e fósforo – dois ingredientes-chave para a vida.

Ainda no mesmo mês, foi descoberta, no “berço das estrelas”, uma molécula essencial para a origem da vida: a molécula pré-biótica PO, que resulta da ligação química do fósforo (P) com oxigénio (O).

A molécula P-O tem um papel fundamental na formação da estrutura do ADN,  ácido desoxirribonucleico.

Parece de facto iminente a descoberta de vida extra-terrestre. Apenas não será, provavelmente, uma forma de vida capaz de telefonar para casa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os cientistas terão um papel importantíssimo ao informar a população leiga a descoberta de vida extraterrestre. Que se mostre a prova da existência numa campanha elucidativa e compreensível, pois , o impacto seria muito grande para os povos que vivem atrelados aos ensinamentos das religiões. Uma porcentagem bem pequena de cidadãos esclarecidos , já sabem e acreditam darão suporte psicológico aos mais ignorantes no assunto. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – jlg21.com@gmail.com

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …