Descoberta de vida extraterrestre “está muito próxima”

ESO/M. Kornmesser

Impressão artística da superfície de um dos três planetas que orbitam uma estrela anã muito fria a apenas 40 anos-luz de distância da Terra, descoberta com o auxílio do telescópio TRAPPIST. Estes mundos têm tamanhos e temperaturas semelhantes às de Vénus e da Terra e são os melhores alvos descobertos até agora para procurar vida fora do Sistema Solar.

Jean-Pierre Luminet, diretor de Investigação do Centro Nacional de Investigação Científica de França acredita que se está “muito próximo”, no máximo 20 a 30 anos, de se obter uma prova da existência de outras formas de vida no Universo.

“Creio que estamos muito próximo – pode ser em alguns anos, no máximo 20 a 30 anos – de finalmente se ter a certeza, a prova definitiva de que outras formas de vida existem no Universo“, afirmou Jean-Pierre Luminet.

“Quase com toda a probabilidade, serão relativamente primitivas“, afirmou Luminet, em entrevista à agência noticiosa espanhola EFE.

Para o astrofísico francês, uma tal descoberta abrirá “um debate filosófico e científico e mudará a forma de pensar da Humanidade”.

Apesar de esse debate ser “muito mais importante” se a Terra receber “um sinal extraterrestre de uma civilização inteligente”, Jean-Pierre Luminet ressalvou que “uma bactéria é vida“.

Por isso, defende que “faz falta um trabalho de explicação ao público, para que o impacto da descoberta seja suficientemente importante”.

Há um mês, a agência espacial norte-americana NASA anunciou a sua maior descoberta de sempre: mais de 1.200 planetas fora do Sistema Solar, dos quais 9 reúnem condições para albergar vida.

Também os cientistas da missão Rosetta encontraram, pela primeira vez num cometa, glicina e fósforo – dois ingredientes-chave para a vida.

Ainda no mesmo mês, foi descoberta, no “berço das estrelas”, uma molécula essencial para a origem da vida: a molécula pré-biótica PO, que resulta da ligação química do fósforo (P) com oxigénio (O).

A molécula P-O tem um papel fundamental na formação da estrutura do ADN,  ácido desoxirribonucleico.

Parece de facto iminente a descoberta de vida extra-terrestre. Apenas não será, provavelmente, uma forma de vida capaz de telefonar para casa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …