/

NASA anuncia a maior descoberta de sempre: 1.284 planetas

Danielle Futselaar / SETI Institute

Conceito artístico do sistema planetário Kepler 62

Conceito artístico do sistema planetário Kepler 62

O telescópio espacial Kepler permitiu a descoberta do que é o maior número de planetas jamais encontrados fora do nosso sistema solar – 1.284 no total, mais do que duplicando o número de exoplanetas conhecidos, anunciou esta terça-feira a agência espacial norte-americana, NASA.

“Esta descoberta mais do que duplica o número de planetas confirmados pela lente do Kepler”, disse Ellen Stofan, cientista-chefe da NASA, em Washington, citada pela agência AFP.

“Isto dá-nos esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, o sol, podemos, eventualmente, descobrir também um planeta parecido com o nosso”, afirmou Stofan.

O observatório espacial não-tripulado Kepler, que foi lançado em 2009, permitiu a digitalização de 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles onde seja possível suportar vida.

O Kepler funciona através da observação de um escurecimento da luz da estrela, conhecido como trânsito, de cada vez que um planeta que a orbita passa em frente à luz da estrela.

“Dos cerca de 5.000 no total candidatos a planetas encontrados até à data, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 foram descobertos pelo Kepler“, anunciou a NASA em comunicado.

Dos 1284 novos planetas encontrados, com base no tamanho, cerca de 550 podem ser planetas rochosos como a Terra, anunciou a agência espacial norte-americana.

Nove destes orbitam na zona habitável do seu sol, que é a distância de uma estrela onde os planetas que orbitam podem ter temperaturas de superfície que permitem água líquida para uma piscina”, afirma a NASA.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.