NASA anuncia a maior descoberta de sempre: 1.284 planetas

Danielle Futselaar / SETI Institute

Conceito artístico do sistema planetário Kepler 62

Conceito artístico do sistema planetário Kepler 62

O telescópio espacial Kepler permitiu a descoberta do que é o maior número de planetas jamais encontrados fora do nosso sistema solar – 1.284 no total, mais do que duplicando o número de exoplanetas conhecidos, anunciou esta terça-feira a agência espacial norte-americana, NASA.

“Esta descoberta mais do que duplica o número de planetas confirmados pela lente do Kepler”, disse Ellen Stofan, cientista-chefe da NASA, em Washington, citada pela agência AFP.

“Isto dá-nos esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, o sol, podemos, eventualmente, descobrir também um planeta parecido com o nosso”, afirmou Stofan.

O observatório espacial não-tripulado Kepler, que foi lançado em 2009, permitiu a digitalização de 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles onde seja possível suportar vida.

O Kepler funciona através da observação de um escurecimento da luz da estrela, conhecido como trânsito, de cada vez que um planeta que a orbita passa em frente à luz da estrela.

“Dos cerca de 5.000 no total candidatos a planetas encontrados até à data, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 foram descobertos pelo Kepler“, anunciou a NASA em comunicado.

Dos 1284 novos planetas encontrados, com base no tamanho, cerca de 550 podem ser planetas rochosos como a Terra, anunciou a agência espacial norte-americana.

Nove destes orbitam na zona habitável do seu sol, que é a distância de uma estrela onde os planetas que orbitam podem ter temperaturas de superfície que permitem água líquida para uma piscina”, afirma a NASA.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estátua de diabo "alegre demais" divide moradores em Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser "alegre demais" por moradores da cidade de Segóvia, em Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …