/

Descoberta cratera gigante cheia de gelo em Marte

Uma enorme cratera cheia de gelo na superfície de Marte foi revelada em imagens. A Cratera de Korolev é uma depressão com 60 quilómetros de diâmetro e quase 2 quilómetros de espessura preenchida de gelo.

Como a Terra, Marte tem estações. E, como a Terra, as estações mais quentes resultam em derretimento de gelo. Porém, acredita-se que a cratera aprisiona uma camada de ar frio que impede o derretimento do gelo, mesmo durante o verão de seis meses do norte de Marte, tornando-a uma espécie de “Terra Invernal Encantada”.

Conforme o ar se move sobre a superfície da cratera, afunda e cria uma zona de baixa temperatura que preserva o gelo, protegendo-o da atmosfera circundante.

A presença de água líquida em Marte tem sido objeto de muitos debates há anos e sua descoberta pode ser a chave para encontrar a vida alienígena.

No entanto, os cientistas sabem há muito tempo que grande parte das regiões polares do planeta vermelho são adornadas por uma camada de gelo. O local de Korolev é um exemplo particularmente bem preservado de uma cratera marciana congelada.

As imagens da cratera foram enviadas pela missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA), que foi lançada em 2003 e agora está em órbita em redor do planeta. A imagem completa da enorme cratera foi montada usando cinco diferentes partes de imagem que foram combinadas para formar uma única imagem.

ode haver alguma poeira fina misturada com o gelo, mas não o suficiente para mudar a aparência da superfície. “A cor é a cor que se vê”, diz Ralf Jaumann, do Centro Aeroespacial Alemão, onde a imagem foi processada.

A região ao redor da calota polar do planeta, conhecida como Olympia Undae, é uma zona particular de interesse para outras missões, incluindo o programa ExoMars da ESA, que visa estabelecer se existiu vida em Marte. Destinado a aterrar em 2021, o ExoMars rover irá perfurar a superfície para procurar evidências de antigas formas de vida enterradas por baixo do planeta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.