/

Cientistas encontram algo “inexplicável” em Marte: gelo

1

Goddard Space Center / NASA

Cientistas descobriram em Marte algo praticamente impossível de existir: água em estado sólido perto da linha do equador de Marte.

Ao analisar imagens de arquivo de Marte da NASA, uma equipa de cientistas liderada por Jack Wilson, da Universidade Johns Hopkins (EUA), descobriu indícios de hidratação significativa – possivelmente, de água em estado sólido – perto da linha do equador do Planeta Vermelho. Segundo estimativa da NASA, não deveria existir água nessa região.

Na análise, os investigadores decidiram processar novamente os dados recolhidos entre 2002 e 2009 pelo espectrómetro de neutrões instalado a bordo da sonda espacial Mars Odyssey.

A equipa melhorou consideravelmente a qualidade das imagens, reduzindo as partes opacas e obtendo imagens mais nítidas da superfície de Marte.

A equipa descobriu inesperadamente grandes quantidades de hidrogénio, que em altas latitudes é sinal de gelo enterrado, na zona de formação Medusae Fossae. Mas a ciência não consegue explicar como água congelada poderia ser preservada nessa zona.

A teoria principal é que a mescla de gelo e pó, provenientes de áreas polares, pode ter realizado um ciclo através da atmosfera quando a inclinação axial de Marte era maior do que a atual.

NASA / JPL - Cal Tech / Univ. de Arizona

“Hidrogénio equivalente à água” (azul escuro) em algumas partes da região da linha do equador de Marte

Ao mesmo tempo, Wilson destaca que isso deveria ter ocorrido há milhões de anos e que qualquer fração de gelo depositada na zona deveria ter desaparecido há muito tempo.

“Isso continua um mistério digno de estudo adicional, e Marte continua a surpreender-nos”, concluiu Wilson.

A NASA destaca que a presença de água em estado sólido perto da linha do equador de Marte representa grande interesse para as expedições futuras a Marte, pois astronautas poderiam utilizá-la como fonte de água ou para a produção de combustível de hidrogénio.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.