NASA afinal não encontrou água líquida em Marte

NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizona

As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registadas pela sonda MRO em Marte. Os cientistas da NASA acreditam que os leitos provam que existe água líquida e corrente no planeta

As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registadas pela sonda MRO em Marte.

A ideia de que as marcas escuras sazonais em Marte indicam a presença de água em estado líquido acaba de ser descartada pela NASA, que revela que afinal o planeta vermelho tem tanta humidade como os desertos mais secos da Terra.

No ano passado, a NASA divulgou a existência de sais em Marte, que só se teriam formado com a presença de água corrente nos pequenos canais ao longo das encostas de montes e crateras na região equatorial do planeta.

As últimas descobertas de uma sonda da NASA em órbita de Marte desvendam que, na verdade, as marcas escuras e estreitas visíveis no planeta não são causadas por água em estado líquido.

Essas marcas escuras – chamadas de RSL (recurring slope lineae) – têm sido observadas em várias zonas do planeta, mas o processo que faz com que apareçam ainda é um enigma.

De acordo com os investigadores, as RSL podem ser causadas por “algum tipo de atividade relacionada com a água”, mas não estão associadas a grandes quantidades de água líquida porque os locais onde aparecem têm a mesma temperatura que as restantes zonas de Marte.

Os resultados foram publicados na semana passada na Geophysical Research Letters.

NASA

Os pontos azuis indicam locais de RSL na região marciana de Valles Marineris. A área mostrada no mapa é uma das que tem maior densidade de RSL no planeta vermelho

Os pontos azuis indicam locais de RSL na região marciana de Valles Marineris. A área mostrada no mapa é uma das que tem maior densidade de RSL no planeta vermelho

Na missão Mars Odyssey, da NASA, os investigadores analisaram a temperatura do solo, medida por infravermelhos através do Sistema Térmico de Emissão de Imagens (THEMIS).

“Usamos uma técnica muito sensível para quantificar a quantidade de água presente, e os resultados revelam a inexistência de humidade e definem um limite de apenas 3% de água”, afirmou Christopher Edwards, da Universidade do Norte do Arizona, num comunicado da NASA.

“As nossas descobertas são consistentes com a presença de sais, que podem ser hidratados com o vapor de água da atmosfera, sem haver uma fonte subterrânea de água”, sublinhou.

No entanto, não há ainda uma conclusão definitiva, visto que a NASA ainda luta para compreender a geografia do nosso planeta vizinho e que segredos se escondem debaixo de tanta poeira.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …