NASA afinal não encontrou água líquida em Marte

NASA / JPL-Caltech / Univ. of Arizona

As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registadas pela sonda MRO em Marte. Os cientistas da NASA acreditam que os leitos provam que existe água líquida e corrente no planeta

As marcas escuras e estreitas, de cerca de 100 m de comprimento por 5 m largura, foram registadas pela sonda MRO em Marte.

A ideia de que as marcas escuras sazonais em Marte indicam a presença de água em estado líquido acaba de ser descartada pela NASA, que revela que afinal o planeta vermelho tem tanta humidade como os desertos mais secos da Terra.

No ano passado, a NASA divulgou a existência de sais em Marte, que só se teriam formado com a presença de água corrente nos pequenos canais ao longo das encostas de montes e crateras na região equatorial do planeta.

As últimas descobertas de uma sonda da NASA em órbita de Marte desvendam que, na verdade, as marcas escuras e estreitas visíveis no planeta não são causadas por água em estado líquido.

Essas marcas escuras – chamadas de RSL (recurring slope lineae) – têm sido observadas em várias zonas do planeta, mas o processo que faz com que apareçam ainda é um enigma.

De acordo com os investigadores, as RSL podem ser causadas por “algum tipo de atividade relacionada com a água”, mas não estão associadas a grandes quantidades de água líquida porque os locais onde aparecem têm a mesma temperatura que as restantes zonas de Marte.

Os resultados foram publicados na semana passada na Geophysical Research Letters.

NASA

Os pontos azuis indicam locais de RSL na região marciana de Valles Marineris. A área mostrada no mapa é uma das que tem maior densidade de RSL no planeta vermelho

Os pontos azuis indicam locais de RSL na região marciana de Valles Marineris. A área mostrada no mapa é uma das que tem maior densidade de RSL no planeta vermelho

Na missão Mars Odyssey, da NASA, os investigadores analisaram a temperatura do solo, medida por infravermelhos através do Sistema Térmico de Emissão de Imagens (THEMIS).

“Usamos uma técnica muito sensível para quantificar a quantidade de água presente, e os resultados revelam a inexistência de humidade e definem um limite de apenas 3% de água”, afirmou Christopher Edwards, da Universidade do Norte do Arizona, num comunicado da NASA.

“As nossas descobertas são consistentes com a presença de sais, que podem ser hidratados com o vapor de água da atmosfera, sem haver uma fonte subterrânea de água”, sublinhou.

No entanto, não há ainda uma conclusão definitiva, visto que a NASA ainda luta para compreender a geografia do nosso planeta vizinho e que segredos se escondem debaixo de tanta poeira.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …

Houve "zero negociação" com o PSD. Nomes de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …