Desaceleração da Terra poderá causar o triplo dos sismos em 2018

Massimo Percossi / EPA

Cientistas preveem que a desaceleração do movimento de rotação da Terra possa desencadear intensas atividades sísmicas no próximo ano, particularmente em regiões tropicais densamente povoadas.

Tal como seria de esperar, a rotação da Terra é extremamente consistente, mas ainda assim existem curtos períodos em que abranda ligeiramente. Ainda que impercetíveis, as variações na velocidade de rotação alteram o comprimento do dia e podem estar envolvidas na libertação de grandes quantidades de energia subterrânea.

Segundo o Europa PressRoger Bilham, investigador da Universidade do Colorado, e Rebecca Bendick, investigadora da Universidade de Montana, ambas nos EUA, analisaram esta relação entre a rotação da Terra e a atividade sísmica, num estudo apresentado recentemente na reunião anual da Sociedade Geológica dos EUA.

Ao The Guardian, Roger Bilham sugere que “a correlação é forte e sugere que vai haver um aumento no número de sismos intensos no próximo ano”. Embora não seja possível prever onde vão acontecer os terramotos, os cientistas descobriram que a maioria deles podem ocorrer perto do equador.

Os investigadores analisaram tremores de terra de magnitude igual ou superior a 7 na escala de Richter, que ocorreram desde o ano de 1900. Bilham e Bendick encontraram cinco períodos que apresentavam números significativamente mais altos de grandes sismos.

“Nestes períodos foram registados 25 a 30 terramotos”, explicou Bilham. “No resto do tempo, a média foi de 15 terramotos de grande magnitude por ano”.

Durante a investigação, os cientistas tentaram relacionar estes períodos de elevada atividade sísmica com outros fatores, e descobriram que o número de terramotos aumenta quando a rotação da Terra diminui ligeiramente.

“A rotação da Terra varia ligeiramente – um milésimo de segundo por dia, às vezes – e esta variação pode ser medida com muita precisão por relógios atómicos”, disse Bilham.

Apesar de a relação entre o comprimento do dia e o aumento do número de sismos não estar completamente clara, alguns cientistas suspeitam que possam haver pequenas mudanças no comportamento do núcleo da Terra que causam ambos os fenómenos.

Na análise, Bilham e Bendick notaram que havia períodos de cinco anos em que o movimento de rotação da Terra desacelerou. Estes períodos foram seguidos por períodos em que o número de terramotos intensos aumentou. “A Terra está a dar-nos um alerta, um pré-aviso de 5 anos sobre os futuros terramotos”.

Esta relação é particularmente importante dado que o movimento de rotação da Terra começou a diminuir periodicamente há mais de quatro anos. “Em 2018, devemos notar um aumento significativo no número de terramotos de magnitude elevada”, explica o investigador.

Bilham refere ainda que durante os últimos quatro anos aconteceram apenas cerca de seis terramotos graves. “Poderíamos ter facilmente 20 sismos por ano a partir de 2018“.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …