Deputados únicos vão ter direito a cinco declarações políticas por sessão legislativa

Mário Cruz / Lusa

O grupo de trabalho que está a rever o regimento do parlamento já chegou a um princípio de consenso para que os deputados únicos tenham direito a fazer cinco declarações por sessão legislativa.

Pedro Delgado Alves, deputado socialista que coordena o grupo de trabalho, disse à Lusa que, além das cinco declarações por sessão legislativa, também “está estabilizado” o tempo dos deputados únicos no debate quinzenal com o primeiro-ministro, um minuto e meio, aquele que já é praticado desde o início da legislatura, em outubro.

A questão dos deputados únicos representantes de um partido (DURP) coloca-se com a entrada de três novos parlamentares na Assembleia da República, após as legislativas de 6 de outubro – do Livre, Iniciativa Liberal (IL) e Chega.

O número de declarações políticas desses deputados por sessão legislativa deverá passar das atuais três para as cinco. A IL propôs que fossem dez.

Em aberto está, ainda, a participação, como observadores, dos deputados únicos na conferência de líderes, órgão que decide os agendamentos dos debates na Assembleia da República, de acordo com o deputado do PS. Mas está acordado, para já, que quando se trate de um agendamento potestativo (obrigatório) do deputado único ele será consultado previamente.

O grupo de trabalho pretende, seguindo um pedido do presidente da Assembleia da República, concluir esta parte da revisão do regimento relativa aos deputados únicos antes das férias de Natal.

Em novembro, a comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias criou um grupo de trabalho para rever o regimento, questão aberta pela polémica com o tempo de intervenção dos deputados únicos, em que participam todos os partidos com propostas, e incluirá as novas três formações políticas, Chega, Iniciativa Liberal e Livre.

Inicialmente, o grupo de trabalho deveria ter uma primeira proposta pronta até 13 de dezembro, a tempo de ser votada na comissão e no plenário da Assembleia da República na semana que começa em 16 de dezembro.

Existem projetos de alteração ao regimento da Iniciativa Liberal (IL), Chega, PS, PSD e CDS. Está agenda uma nova reunião do grupo de trabalho para a próxima semana.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …

PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto

O PS propôs esta segunda-feira um aumento extraordinário de seis ou dez euros para os pensionistas com reformas mais baixas a partir de agosto, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 …

Partidos apresentam quase 1300 alterações ao Orçamento. PCP é o campeão

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 atingiram um número recorde. O PCP ultrapassou as três centenas. De acordo com o Diário de Notícias, o Orçamento do Estado para 2020 conta com 1296 …

Um dos ingredientes mais comuns da dieta ocidental altera genes no cérebro

O uso de óleo de soja tem aumentado drasticamente nas últimas décadas, tornando-se o óleo comestível mais consumido nos Estados Unidos. No entanto, um novo estudo sugere que o óleo de soja causa alterações genéticas …

Défice de 2019 cai para 599 milhões (e até deixa excedente à vista)

As administrações públicas fecharam o ano de 2019 com um défice de 599 milhões de euros em contas públicas, anunciou esta segunda-feira o Ministério das Finanças, que é liderado por Mário Centeno. Este valor representa uma …

Adiada para quinta-feira decisão do Livre sobre confiança política em Joacine

A Assembleia do Livre para decidir a retirada de confiança política à sua deputada única, Joacine Katar Moreira, na sequência da votação do IX Congresso do partido, foi adiada para quinta-feira, estando inicialmente prevista para …

Avião que se despenhou no Afeganistão é um bombardeiro dos EUA. Talibãs asseguram que foi "taticamente abatido"

O Pentágono confirmou esta segunda-feira a queda de um avião militar norte-americano no Afeganistão mas referindo não possuir indicações de que tenha sido atingido por disparos inimigos. Já os talibãs asseguram que foi "taticamente abatido". "Um …

Desflorestação está a mudar a forma como os macacos comunicam

A desflorestação que leva à perda de habitat está a mudar a forma como os macacos-uivadores comunicam. A frequência e a duração do uivo são diferentes do habitual. A desflorestação tem um enorme impacto na natureza, …

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …