Deputados reagem à carta de Berardo. “Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele”

António Cotrim / Lusa

Numa reação à carta enviada por Joe Berardo a ferro Rodrigues, os deputados assumem que os portugueses é que têm razões para estar indignados.

Os deputados não se comoveram com a missiva enviada por Joe Berardo a Eduardo ferro Rodrigues. Segundo o Observador, nenhum deles considera que o empresário tenha sido maltratado na comissão parlamentar de inquérito e todos consideram que os portugueses é que têm razões para estar indignados.

Para o PS, PSD, CDS e PCP, a missiva é mais uma afronta aos portugueses e não vai merecer consideração dos partidos. Berardo queixa-se, por escrito, de ter sido maltratado na comissão de 10 de maio e pede a intervenção do Presidente da Assembleia da República. Duarte Pacheco, do PSD, considera que Berardo “nunca devia ter tornado público o conteúdo do que enviou a Ferro Rodrigues”.

“Se havia queixas e se queria escrever ao segundo titular do Estado, tem de se ter o bom senso e reserva”, defende o deputado, que fala ainda em “falta de decoro”.

Já João Paulo Correia, do PS, afirma que o papel de vítima não fica bem ao empresário: “Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele.” “A carta não passa de uma manobra de distração perante as autoridades judiciais e Berardo não vai contar com o PS para isso”, acrescenta o deputado socialista.

O esquerdista o PCP Duarte Alves lembra o dia do inquérito e fala também no “papel de vítima”. “Berardo já fez o ensaio de vitimização na comissão e não conseguiu impor essa estratégia. O PCP não vai contribuir para essa estratégia.”

Para Cecília Meireles, do CDS, basta uma palavra para descrever a missiva escrita por Berardo: “autoexplicativa”.

“Li a carta e respondi”, disse o destinatário da carta, Eduardo ferro Rodrigues, adiantando que o conteúdo foi revelado antes de o próprio a ler, confirmando o que já tinha sido noticiado pelo Eco.

Berardo foi ainda “informado de que, nos termos legais e regimentais, não pode o presidente da Assembleia da República interferir no funcionamento das comissões parlamentares de inquérito”, uma vez que estas “exercem a sua atividade com total independência, dentro do quadro legal em que foram constituídas”, e gozam dos “poderes de investigação próprios das autoridades judiciais e demais poderes e direitos previstos na lei e na Constituição da República”.

Além das críticas à carta, os deputados já tinham informado que vão fazer queixa de Berardo ao Ministério Público por “claro delito de desobediência”, afirmam.

Os deputados dizem que a Associação Coleção Berardo, ligada ao empresário, não enviou à comissão parlamentar de inquérito informação satisfatória sobre as mudanças de estatutos que fizeram com que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e os outros bancos perdessem poder na associação que é dona das obras de arte.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os Portugueses não são estúpidos, sabem ver o que está mal no sistema, não precisam de ser encaminhados, como gado, também sabem ver que a banca controla tudo e todos e os políticos andam a reboque daquilo que acham que é a opinião pública, na expectativa de algumas migalhas.
    Por isso, às vezes as sondagens saieem-lhes pela colatra, porque substimam a capacidade de observação da população e daí a enorme abstenção nas urnas.

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …