/

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

1

PSD / Flickr

Hugo Carvaho, deputado do PSD e cabeça de lista do partido pelo Porto

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta e volte a ter comboios. 

O desafio foi lançado ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, durante a audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2020. “No contexto dos novos investimentos na ferrovia e do aumento da procura pelos transportes públicos, por causa dos novos passes, temos aqui uma oportunidade para retomar um troço com 10 quilómetros”, explicou o deputado Hugo Carvalho, que confrontou Pedro Nuno Santos, ao Diário de Notícias.

O deputado socialista quer colocar o troço no Programa Nacional de Investimentos para 2030. Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), colocar os carris entre Livração e Amarante implica um investimento de 37,5 milhões de euros. O troço passaria a ter bitola ibérica – em vez da antiga via estreita -, pode vir a ser eletrificado e ganhar novas estações em Vila Caíz e em Amarante.

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, destacou ao DN as vantagens de o concelho vir a ter uma ligação ferroviária direta para o Porto. “Temos 56 mil habitantes. O comboio tem de chegar onde há pessoas“. O autarca assinala também que uma ligação ferroviária “dá certeza nas deslocações das pessoas do trabalho e pode reduzir os problemas de trânsito diários, sobretudo na ligação entre a A3 e a A4”.

A linha do Tâmega pode ligar diretamente, através do comboio suburbano, os residentes em Amarante à cidade do Porto. Inaugurado em 1909, o troço da linha do Tâmega deixou de funcionar dia 25 de março de 2009.

ZAP //

1 Comment

  1. «…O encerramento era inevitável, não existia alternativa. Quem decidisse em contrário estaria a incorrer em incúria e eventual crime…» – Ana Vitorino in «Diário de Notícias»

    A sr.ª Vitorino terá de justificar o que dez, caso contrário não passará de uma afirmação infundada, e se mesmo assim existir dificuldade e consistência no que for dito, a República deve de imediato dar início a uma investigação para que se apure as razões que levaram ao fecho da Linha Ferroviária do Tâmega, e que veio prejudicar a circulação de pessoas e e consequente desenvolvimento da região.

    «…a urgência climática em que o planeta se encontra…» – Ana Vitorino in Zap aeiou

    A sr.ª Vitorino e a sua teoria da conspiração acerca do clima, daqui a pouco vai defender que a terra é plana…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.