Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

PSD / Flickr

Hugo Carvaho, deputado do PSD e cabeça de lista do partido pelo Porto

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta e volte a ter comboios. 

O desafio foi lançado ao ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, durante a audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2020. “No contexto dos novos investimentos na ferrovia e do aumento da procura pelos transportes públicos, por causa dos novos passes, temos aqui uma oportunidade para retomar um troço com 10 quilómetros”, explicou o deputado Hugo Carvalho, que confrontou Pedro Nuno Santos, ao Diário de Notícias.

O deputado socialista quer colocar o troço no Programa Nacional de Investimentos para 2030. Segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), colocar os carris entre Livração e Amarante implica um investimento de 37,5 milhões de euros. O troço passaria a ter bitola ibérica – em vez da antiga via estreita -, pode vir a ser eletrificado e ganhar novas estações em Vila Caíz e em Amarante.

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, destacou ao DN as vantagens de o concelho vir a ter uma ligação ferroviária direta para o Porto. “Temos 56 mil habitantes. O comboio tem de chegar onde há pessoas“. O autarca assinala também que uma ligação ferroviária “dá certeza nas deslocações das pessoas do trabalho e pode reduzir os problemas de trânsito diários, sobretudo na ligação entre a A3 e a A4”.

A linha do Tâmega pode ligar diretamente, através do comboio suburbano, os residentes em Amarante à cidade do Porto. Inaugurado em 1909, o troço da linha do Tâmega deixou de funcionar dia 25 de março de 2009.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «…O encerramento era inevitável, não existia alternativa. Quem decidisse em contrário estaria a incorrer em incúria e eventual crime…» – Ana Vitorino in «Diário de Notícias»

    A sr.ª Vitorino terá de justificar o que dez, caso contrário não passará de uma afirmação infundada, e se mesmo assim existir dificuldade e consistência no que for dito, a República deve de imediato dar início a uma investigação para que se apure as razões que levaram ao fecho da Linha Ferroviária do Tâmega, e que veio prejudicar a circulação de pessoas e e consequente desenvolvimento da região.

    «…a urgência climática em que o planeta se encontra…» – Ana Vitorino in Zap aeiou

    A sr.ª Vitorino e a sua teoria da conspiração acerca do clima, daqui a pouco vai defender que a terra é plana…

RESPONDER

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …