Deputados britânicos proibidos de levar os gatos (e o Parlamento encheu-se de ratos)

Jose M. Vazquez / Flickr

Palácio de Westminster, Londres, sede do Parlamento britânico

O Parlamento do Reino Unido precisou de aumentar o orçamento para combater os ratos que se passeiam pelo Palácio de Westminster, depois de ter decidido que os deputados não podem levar os seus gatos para tratar do problema, revela a imprensa britânica esta quinta-feira.

O Parlamento Britânico destinou uma verba de 142 mil euros para combate aos ratos no Palácio de Westminster, alcançando um valor recorde que contempla a aquisição de mais de 1.700 armadilhas e a contratação de um técnico especializado em desratização, um problema que afecta muitas casas no Reino Unido.

Esta não é a primeira vez que são vistos ratos a passear pelas duas Câmaras do Parlamento Britânico, a Câmara dos Comuns e dos Lordes, e foi aliás a presença dos roedores que inicialmente levou os deputados a decidir levar os seus próprios gatos para o palácio, com a nobre missão de lhes dar caça.

A deputada conservadora Penny Mordaunt foi a primeira a colocar em prática a ideia, tendo começado a levar a sua gata, Titania, para tratar da desagradável situação.

Mas, em 2014, o Parlamento proibiu o acesso de animais ao Palácio, determinando que só seria permitida a presença de cães-guias e dos cães da segurança do Palácio – com o intuito de assegurar o conforto “dos animais, dos membros do Parlamento e dos visitantes do Palácio de Westminster”.

Como consequência inevitável, a existência de diferentes pragas foi aumentando, e, só este ano, já foram contabilizados 217 ratos e mais de 1 milhão de traças. Entre 2015 e 2016, o Parlamento usou 113 mil euros, técnicos especializados e até falcões para tentar acabar com as pragas.

Algo que os gatinhos dos deputados faziam gratuitamente – e com todo o prazer.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão só a referir-se aos ratos de 4 patas, aos «mus, muris»! Mas de facto a pior das pragas dos parlamentos são os «muris politicus»! Muito mais vorazes que os de 4 patas e que até legislam a proibição de os gatos lá entrarem!
    Em Portugal eram célebres as ratazanas do convento de Mafra «rattus, rattus»… E à semelhança do que sucede em Westminster, tem havido incontrolável proliferação desta espécie no palácio de S. Bento, em Lisboa…
    Para não ser «politicamente correto», não atendo aos apelos da «igualdade de géneros», não quero falar de RATAS

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …