Deputados britânicos proibidos de levar os gatos (e o Parlamento encheu-se de ratos)

Jose M. Vazquez / Flickr

Palácio de Westminster, Londres, sede do Parlamento britânico

O Parlamento do Reino Unido precisou de aumentar o orçamento para combater os ratos que se passeiam pelo Palácio de Westminster, depois de ter decidido que os deputados não podem levar os seus gatos para tratar do problema, revela a imprensa britânica esta quinta-feira.

O Parlamento Britânico destinou uma verba de 142 mil euros para combate aos ratos no Palácio de Westminster, alcançando um valor recorde que contempla a aquisição de mais de 1.700 armadilhas e a contratação de um técnico especializado em desratização, um problema que afecta muitas casas no Reino Unido.

Esta não é a primeira vez que são vistos ratos a passear pelas duas Câmaras do Parlamento Britânico, a Câmara dos Comuns e dos Lordes, e foi aliás a presença dos roedores que inicialmente levou os deputados a decidir levar os seus próprios gatos para o palácio, com a nobre missão de lhes dar caça.

A deputada conservadora Penny Mordaunt foi a primeira a colocar em prática a ideia, tendo começado a levar a sua gata, Titania, para tratar da desagradável situação.

Mas, em 2014, o Parlamento proibiu o acesso de animais ao Palácio, determinando que só seria permitida a presença de cães-guias e dos cães da segurança do Palácio – com o intuito de assegurar o conforto “dos animais, dos membros do Parlamento e dos visitantes do Palácio de Westminster”.

Como consequência inevitável, a existência de diferentes pragas foi aumentando, e, só este ano, já foram contabilizados 217 ratos e mais de 1 milhão de traças. Entre 2015 e 2016, o Parlamento usou 113 mil euros, técnicos especializados e até falcões para tentar acabar com as pragas.

Algo que os gatinhos dos deputados faziam gratuitamente – e com todo o prazer.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estão só a referir-se aos ratos de 4 patas, aos «mus, muris»! Mas de facto a pior das pragas dos parlamentos são os «muris politicus»! Muito mais vorazes que os de 4 patas e que até legislam a proibição de os gatos lá entrarem!
    Em Portugal eram célebres as ratazanas do convento de Mafra «rattus, rattus»… E à semelhança do que sucede em Westminster, tem havido incontrolável proliferação desta espécie no palácio de S. Bento, em Lisboa…
    Para não ser «politicamente correto», não atendo aos apelos da «igualdade de géneros», não quero falar de RATAS

RESPONDER

Argélia expulsa para o deserto 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças)

A Argélia expulsou este domingo 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da África …

Descoberto em Israel um mosaico que retrata os "espiões bíblicos" de Moisés

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de há 1600 anos, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está a "revolucionar" tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo dessa época, apresentando "novas …

Investigadores descobrem que Ross 128 B tem todas as condições para ter vida

O exoplaneta Ross 128 b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipa coordenada por investigadores do Observatório Nacional do Brasil analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema …

Naufrágio do século XVI encontrado na Florida (mas o tesouro pertence à França)

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas um tribunal norte-americano determinou que a …

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos. Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor …

E os vencedores são... Modric, Kane e Mbappé

O médio Luka Modric conquistou hoje a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França (4-2). O jogador …

Os satélites gémeos GRACE-FO já disparam os seus lasers no espaço

Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez a utilização de lasers é para …

Prémio Nobel alternativo da Nova Academia vai ser decidido pelo público

Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano em protesto, vai atribuir um prémio alternativo. As votações para o prémio ao Nobel (alternativo) da Literatura serão realizadas …

O fungo mortal que queria ser bactéria está a tornar-se um problema de saúde mundial

Um agente patogénico que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para o tratar está a espalhar-se rapidamente pelo mundo. Já foram detectadas infecções em 27 países e há já várias mortes registadas. O mais estranho …

França vs Croácia | "Les bleus" conquistam o Mundo

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, …