/

Deputado recebia subsídio para uma segunda habitação (que, na verdade, era uma sauna)

4

Um deputado finlandês recebeu o subsídio para segunda habitação a que supostamente tinha direito, mas o endereço que deu era de uma sauna.

Quando um tabloide o abordou sobre o assunto, Ville Vahamaki, do Partido dos Finlandeses, explicou que usava aquela morada “para lavandaria e tudo isso”.

Mas a procuradoria parece não ter ficado muito convencida. Vahamaki cobrou 13 mil euros em despesas, mas o objetivo do subsídio – permitir aos deputados residir em certas cidades quando estão em trabalho – não parece corresponder à utilização que era feita do lugar em causa, de acordo com a agência Reuters.

O Escritório Nacional de Investigação (KRP) anunciou na sexta-feira que Vähämäki é suspeito de fraude agravada.

“Um dos membros do Parlamento é suspeito de fraude agravada. No caso do outro Membro do Parlamento, o limite para a abertura de uma investigação pré-julgamento não foi atingido”, disse o detetive superintendente encarregado da investigação, Visa Weckström.

O respetivo proprietário, um chefe da polícia, confirma que o alugou a Vahamaki e a um colega como sauna, não como habitação. “Se dormem lá uma noite ou duas por semana, não sei o que fazem lá”, disse.

O outro deputado, Teuvo Hakkarainen, usa-o de facto como morada. Nota que existe lá sítio para dormir e diz que é a melhor residência que já teve em Helsínquia. Já a situação de Vahamaki será algo diferente. Embora ele tenha devolvido o dinheiro que recebeu, as autoridades estão a considerar se apresentam queixa.

Na Finlândia existem três milhões de saunas, mais do que uma por cada dois habitantes.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.