Deputado do PSD insulta Mamadou Ba e apaga publicação. “Foi uma brincadeira”

O presidente da distrital de Santarém do PSD, João Moura, publicou na sua conta de Facebook uma mensagem sobre o pedido de proteção policial feito pelo assessor do Bloco de Esquerda, dirigindo-se a Mamadou Ba utilizando a expressão “bardamerda”. 

Apesar de não considerar que a expressão utilizada fosse um “insulto” ou “ofensa”, o social-democrata acabou por retirar a publicação, dizendo tratar-se de uma brincadeira, tal como nota o semanário Expresso esta segunda-feira.

“Bamos lá a Ber se nos entendemos! O Mamadou ba chamou bosta à Bófia, leia-se polícia de merda, agora sente-se inseguro e pede segurança policial. Ó Mamadou e se fosses ba(rdamerda)!”, podia ler-se na publicação do deputado social democrata no Facebook, entretanto apagada.

Facebook

A publicação de João Moura

Em declarações ao Expresso, João Moura disse não se ter tratado de um “insulto”, mas antes “uma resposta a um insulto que ele [Mamadou Ba] fez”. “O objetivo da publicação não é um insulto, mas sim para que ele perceba que a posição que teve não é correta. É uma resposta a uma incongruência”, sustentou.

“Não reconheço que houvesse qualquer tipo de ofensa. O objetivo não era esse, era brincar”, esclareceu ainda presidente da distrital de Santarém do PSD.

João Moura rejeitou também estar em causa uma vulgarização de linguagem na sua mensagem. “É uma linguagem brejeira, num tom de brincadeira. Não considero que bardamerda seja uma ofensa”, afirmou.

“Bosta da bófia”

O social democrata referia-se à publicação do bloquista da semana passada, na qual Mamadou Ba utilizo a expressão “bosta da bófia” para se referir à intervenção policial no Bairro da Jamaica no Seixal. Desde então, e segundo o próprio, tem recebido inúmeras ameaças, o que o levou a pedir proteção policial.

“Tem subido o tom das ameaças. Vou pedir proteção policial, porque, obviamente, a minha intenção não é reduzir a minha atividade de militante. Não o farei, em nenhuma circunstância. Mas não quero armar-me em mártir, não é isso que quero fazer. Quero continuar a prestar o meu contributo junto de milhares de cidadãos (…) Para isso, tenho de estar em segurança”, afirmou em declarações ao Jornal de Notícias.

Uma dessa ameaças ocorreu na passada sexta-feira, quando dois militantes do Partido Nacional Republicano (PNR), entre os quais João Patrocínio, secretário-geral do PNR, tentaram intimidar Mamadou Ba em Lisboa, gravando a troca de palavras em vídeo.

Nos últimos dias, e segundo noticia o jornal Público, dirigentes e deputados do Bloco de Esquerda têm recebido dezenas de mensagens com ameaças de violência física ou mesmo ameaças de morte, insultos, críticas com pendor racista, xenófobo e homofóbico.

Apesar deste tipo de mensagens ser habitual na atividade política, os dirigentes bloquistas asseguram que a quantidade de mensagens tem aumentado significativamente nos últimos meses, incidindo, especialmente em alguns deputados como Joana Mortágua, Catarina Martins ou Mamadou Ba.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Devia ter pedido a proteção no Bairro da Jamaica. Abrigava-se num daqueles terceiros andares sem paredes exteriores e boas vistas. Mas com o que mama do estado não deve querer trocar de casa.

  2. Amigo João,
    Apesar de nem sempre estarmos de acordo com situações políticas, sociais e económicas deste país (ou mesmo futebolisticas 🙂 ), posso te garantir que aquele desabafo que colocaste em tudo reflete o que a maioria da população portuguesa sente. Um “convidado desta nação”, que até é muito bem remunerado escudado por uma associação que só faz rir dezenas de pessoas, vem ofender (reforço a palavra OFENDER) as nossas forças policiais e , cumulo dos cumulos, vem depois pedir proteção deles ? Estamos mesmo a falar das forças que garantem a ordem neste país ? Esse Mamadou passa-se ! Se não houvesse forças da ordem, ele nem sequer tinha liberdade para poder proferir palavras, quanto mais ofender ! Esta é mesmo para rir ! Só pode ! Mas já temos cá comediantes e cómicos que chegue. Não precisamos de “convidados” para nos fazer rir ! Como convidado se gosta, fica. Se não gosta, meu amigo Mamadou, já sabe o que fazer e em caminho inverso.
    Faço tuas as minhas palavras: Oh Mamadou, vai a Ba(rdamerda).
    Nota: Onde está o SOS racismo quando pessoas de cor ofendem, agridem e violam pessoas caucasianas ? O racismo é só num sentido ? Não o é em ambos sentidos ? Se assim for, não é SOS Racismo, é SOS Arco Iris.
    Nota 2: Quanto aos ataques do CM Jornal, nem ligues ! Pasquins de merda como aquele podem ter muita tiragem mas só mesmo para embrulhar peixe. Na via das dúvidas, pergunta-lhes quem andou a poluir o Tejo em Vila velha de Ródão. Para um pasquim que faz muita investigação, andam muito esquecidos sobre o nome a apontar e muito distraidos.
    Augusto Sousa

    • e entretanto o flopes lá foi à jamaica dar uns beijinhos e fazer a selfie da praxe e claro dar o buraquinho para lhe enfiarem o voto. e estes bacocos aqui agarrados ao cassetete da policia a quererem desculpar o indesculpável. o que lhes desejo é que um dia destes sejam apanhados no escuro e sejam bem sovados por eles.

  3. O senhor presidente da distrital retirou o comentário com medo de perder votos e o lugar que ocupa certamente por presão dos seu superiores políticos que tambem têm receeio de perder votos, mas o comum dos cidadãos como eu que não têm rteceio de perder coisíssima nenhuma dizem com todas as letras e em maiúsculas……VAI BARDAMERDA MAMADOU … e até ainda poderíamos dizer mais, mas fica para um momento mais oportuno.

  4. Epá o professor Mamadou , mais conhecido por professor Chibanga, quando se refere à bosta da bófia quer dizer o cocó que os mesmos largam, a bosta que a bófia larga na sanita, vá! lol

  5. Sinceramente os comentários que aqui vejo demonstram tudo!! Todos uns fantoches… é isso…choquem aí…povo contra povo…por merdas dest género!!!! O Mamadou pode não ter estado bem como falou da policia…mas pensam que estes merdas do PNR e afins são melhores!!Anda tudo muito ceguinho!! Caguem lá nesses extremismos, porque isso é procurar respostas estúpidas e básicas para problemas complicados e que só são aumentados por este tipo de acções!!!

  6. Então e esse tal senhor Mamadou mereceria resposta mais delicada do que esta depois de ter provocado as forças policiais tem o descaramento de lhes pedir protecção. Parte destes meninos fugiram de África devido a guerras e fome e vêm para aqui armados em arrogantes até porque sentem as costas quentes por grande parte de esquerdalhas anti-patriotas que sempre apoiaram o terrorismo. Se não se sente bem há que voltar ás origens, no entanto se quer ficar ele e outros aprendam a respeitar e a fazerem-se homens pela positiva.

  7. Este Bloco de Esquerda está mesmo mal-frequentado desde drogados a racistas como este “Mamadou Ba”, esttá cada vez pior…já votei neles em tempos, mas agora nem pensar! Nem sei o que tinha na cabeça. Se soubesse que era este tipo de atitudes que o BE defendia, nunca teria votado neles, isso é certo!

RESPONDER

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …

"Um erro desculpável". Governante sem castigo após violar a Lei no caso dos mirtilos

O Tribunal Constitucional decidiu arquivar o caso das incompatibilidades envolvendo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que, durante dois anos, acumulou o cargo com a função de gerente numa empresa …

Erros em perguntas de exame obrigam a mudar notas de médicos estrangeiros

O exame feito por médicos estrangeiros para ter equivalência ao curso de Medicina em Portugal teve neste ano mais de 700 candidatos, a esmagadora maioria brasileiros. É uma procura histórica, admitem médicos e serviços académicos, por …