Deputado da lista de Rui Moreira alvo de processo por discriminação racial

David Ribeiro / Facebook

David Ribeiro, deputado municipal do Porto eleito pelo movimento de Rui Moreira

A Comissão Contra a Discriminação Racial instaurou um processo de contraordenação contra o deputado municipal do Porto David Ribeiro por indícios de discriminação numa publicação no Facebook.

António Santos Ribeiro, deputado municipal eleito pelo movimento de Rui Moreira, escreveu um texto no Facebook, no dia 22 de julho, cujo título é “Ciganos romenos no Porto”. A publicação fazia referência a “um grupo de 20 ou 30 romenos, maioritariamente mulheres e jovens” que “criaram um autêntico martírio aos residentes e comerciantes da zona”.

O deputado, que usa o nome “David Ribeiro” no Facebook, afirmou ser preciso “encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos“.

Nos dias que se seguiram, as declarações apreciadas como sendo de natureza discriminatória espalharam a discórdia na Assembleia Municipal do Porto.

Agora, na sequência de uma queixa apresentada pela organização SOS Racismo, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial instaurou ao deputado num processo de contraordenação, com o objetivo de “apurar a natureza discriminatória das declarações proferidas publicamente” pelo deputado, avança o Público.

O processo decorrerá “de acordo com os trâmites previstos na Lei n.º 93/2017 de 23 de Agosto”, que estabelece que o regime jurídico da prevenção, da proibição e do combate à discriminação, em razão de ordem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem.

A SOS Racismo congratulou-se com a instauração da contraordenação, e espera agora que o processo “cumpra os seus trâmites legais, com a celeridade que a gravidade do caso implica”. Além disso, a associação pede aos deputados da Assembleia Municipal e ao movimento de Rui Moreira que “tomem uma posição pública sobre o sucedido“.

Na altura, em declarações à Lusa, David Ribeiro considerou que o texto em nada indicava que era “racista, xenófobo ou que tenha incitado ao ódio”.

Por seu turno, a SOS Racismo disse que era “particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos”.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Sr. David Ribeiro, apontou uma situação que toda a gente conhece. Enquanto outros por falta de coragem, inépcia, ou falsa modéstia, promovem o obscurantismo para que tudo fique na mesma. O SOS racismo não pode negar, os inúmeros distúrbios que estas etnias tem causado. A imprensa tem dado a conhecer vários casos. Recentemente em terras Alentejanas, um grupo de 40 ciganos, para além de desfazerem imobiliário do supermercado ainda agrediram policias.

    • Wagner Valadim Venho por este meio solicitar o apoio da Comissão Contra a Discriminação Racial. Motivo; Eles eram três, segundo informação dada pela Polícia, estou a falar de três individuos de etnia cigana que assaltaram há cerca de dois meses o meu estabelecimento comercial. Só me dirijo a esta comissão porque estou em minoria, assim sendo posso certamente contar com o V/ apoio. Levaram, (atenção que não estou a dizer roubaram) dezenas de artigos como colunas de som, guitarras amplificadores mesas de mistura etc.etc, na ordem de duas centenas de milhar de euros. Como não cabia tudo no furgão branco que a Psp não conseguiu apanhar, foram descarregar e voltaram para novo carregamento. Atenção, não forçaram a fechadura, rebentaram a porta com martelos. Também não usaram luvas nem taparam a cara, não é necessário pois têm quem os defenda. Segundo várias testemunhas, dirigiram-se para a carrinha a festejar batendo nas costas uns dos outros dizendo “conseguimos”. depois disto tenho tido alguma dificuldade em dormir. Acordo e fico a pensar se faço mesmo parte de uma minoria, pois tenho ouvido tantas pessoas com casos semelhantes que estou seriamente a pensar em formar uma Associação. Uma vez que têm um excelente departamento jurídico, podem V.Exas ajudar-me a formar a referida associação?

  2. Mas que raio de País é este? Qual o problema de chamar ciganos romenos a ciganos romenos? Qualquer dia ainda me processam pois chamei “amigo vizinho” ao meu vizinho amigo. Se são ciganos, não são índios nem esquimós. Depois aparecem os “bonzinhos” do costume. Acho que o SOS Racismo está na disposição de os acolher a todos.

    • O senhor é um canalha! Então chama “amigo vizinho” ao seu vizinho?! O senhor é uma vergonha. Uma lástima. Tenha vergonha e entregue-se às autoridades.

  3. E foram então estas declarações que ofenderam os senhores da CCDR! Por este andar dentro pouco tempo vamos estar todos sujeitos a comer e calar, já assim acontece muitas vezes e pelos vistos isto corre o risco de se institucionalizar, abre-se as portas a todo o tipo de gente muitos deles da pior espécie que vêm engrossar o número daqueles que já cá temos dentro e o cidadão pacato e cumpridor vê-se obrigado a comer e calar quando é roubado, agredido ou mesmo assassinado, pois muito bem estamos no bom caminho a candidatos de país de terceiro-mundo, depois ainda há quem fique surpreendido com a ascensão das extremas-direitas na Europa.

  4. Racismo?
    Que raça foi ofendida?!
    Ofendidos são todos os cidadãos que se cruzam com esse bando de criminosos parasitas (no caso, ciganos/romenos)!…
    E ainda há palermas que os apoiam; o que diz muito sobre eles e sobre a sua importância na sociedade!…

RESPONDER

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …