Deputado da lista de Rui Moreira alvo de processo por discriminação racial

David Ribeiro / Facebook

David Ribeiro, deputado municipal do Porto eleito pelo movimento de Rui Moreira

A Comissão Contra a Discriminação Racial instaurou um processo de contraordenação contra o deputado municipal do Porto David Ribeiro por indícios de discriminação numa publicação no Facebook.

António Santos Ribeiro, deputado municipal eleito pelo movimento de Rui Moreira, escreveu um texto no Facebook, no dia 22 de julho, cujo título é “Ciganos romenos no Porto”. A publicação fazia referência a “um grupo de 20 ou 30 romenos, maioritariamente mulheres e jovens” que “criaram um autêntico martírio aos residentes e comerciantes da zona”.

O deputado, que usa o nome “David Ribeiro” no Facebook, afirmou ser preciso “encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos“.

Nos dias que se seguiram, as declarações apreciadas como sendo de natureza discriminatória espalharam a discórdia na Assembleia Municipal do Porto.

Agora, na sequência de uma queixa apresentada pela organização SOS Racismo, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial instaurou ao deputado num processo de contraordenação, com o objetivo de “apurar a natureza discriminatória das declarações proferidas publicamente” pelo deputado, avança o Público.

O processo decorrerá “de acordo com os trâmites previstos na Lei n.º 93/2017 de 23 de Agosto”, que estabelece que o regime jurídico da prevenção, da proibição e do combate à discriminação, em razão de ordem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem.

A SOS Racismo congratulou-se com a instauração da contraordenação, e espera agora que o processo “cumpra os seus trâmites legais, com a celeridade que a gravidade do caso implica”. Além disso, a associação pede aos deputados da Assembleia Municipal e ao movimento de Rui Moreira que “tomem uma posição pública sobre o sucedido“.

Na altura, em declarações à Lusa, David Ribeiro considerou que o texto em nada indicava que era “racista, xenófobo ou que tenha incitado ao ódio”.

Por seu turno, a SOS Racismo disse que era “particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos”.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Sr. David Ribeiro, apontou uma situação que toda a gente conhece. Enquanto outros por falta de coragem, inépcia, ou falsa modéstia, promovem o obscurantismo para que tudo fique na mesma. O SOS racismo não pode negar, os inúmeros distúrbios que estas etnias tem causado. A imprensa tem dado a conhecer vários casos. Recentemente em terras Alentejanas, um grupo de 40 ciganos, para além de desfazerem imobiliário do supermercado ainda agrediram policias.

    • Wagner Valadim Venho por este meio solicitar o apoio da Comissão Contra a Discriminação Racial. Motivo; Eles eram três, segundo informação dada pela Polícia, estou a falar de três individuos de etnia cigana que assaltaram há cerca de dois meses o meu estabelecimento comercial. Só me dirijo a esta comissão porque estou em minoria, assim sendo posso certamente contar com o V/ apoio. Levaram, (atenção que não estou a dizer roubaram) dezenas de artigos como colunas de som, guitarras amplificadores mesas de mistura etc.etc, na ordem de duas centenas de milhar de euros. Como não cabia tudo no furgão branco que a Psp não conseguiu apanhar, foram descarregar e voltaram para novo carregamento. Atenção, não forçaram a fechadura, rebentaram a porta com martelos. Também não usaram luvas nem taparam a cara, não é necessário pois têm quem os defenda. Segundo várias testemunhas, dirigiram-se para a carrinha a festejar batendo nas costas uns dos outros dizendo “conseguimos”. depois disto tenho tido alguma dificuldade em dormir. Acordo e fico a pensar se faço mesmo parte de uma minoria, pois tenho ouvido tantas pessoas com casos semelhantes que estou seriamente a pensar em formar uma Associação. Uma vez que têm um excelente departamento jurídico, podem V.Exas ajudar-me a formar a referida associação?

  2. Mas que raio de País é este? Qual o problema de chamar ciganos romenos a ciganos romenos? Qualquer dia ainda me processam pois chamei “amigo vizinho” ao meu vizinho amigo. Se são ciganos, não são índios nem esquimós. Depois aparecem os “bonzinhos” do costume. Acho que o SOS Racismo está na disposição de os acolher a todos.

    • O senhor é um canalha! Então chama “amigo vizinho” ao seu vizinho?! O senhor é uma vergonha. Uma lástima. Tenha vergonha e entregue-se às autoridades.

  3. E foram então estas declarações que ofenderam os senhores da CCDR! Por este andar dentro pouco tempo vamos estar todos sujeitos a comer e calar, já assim acontece muitas vezes e pelos vistos isto corre o risco de se institucionalizar, abre-se as portas a todo o tipo de gente muitos deles da pior espécie que vêm engrossar o número daqueles que já cá temos dentro e o cidadão pacato e cumpridor vê-se obrigado a comer e calar quando é roubado, agredido ou mesmo assassinado, pois muito bem estamos no bom caminho a candidatos de país de terceiro-mundo, depois ainda há quem fique surpreendido com a ascensão das extremas-direitas na Europa.

  4. Racismo?
    Que raça foi ofendida?!
    Ofendidos são todos os cidadãos que se cruzam com esse bando de criminosos parasitas (no caso, ciganos/romenos)!…
    E ainda há palermas que os apoiam; o que diz muito sobre eles e sobre a sua importância na sociedade!…

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 127 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …