Deputado da lista de Rui Moreira alvo de processo por discriminação racial

David Ribeiro / Facebook

David Ribeiro, deputado municipal do Porto eleito pelo movimento de Rui Moreira

A Comissão Contra a Discriminação Racial instaurou um processo de contraordenação contra o deputado municipal do Porto David Ribeiro por indícios de discriminação numa publicação no Facebook.

António Santos Ribeiro, deputado municipal eleito pelo movimento de Rui Moreira, escreveu um texto no Facebook, no dia 22 de julho, cujo título é “Ciganos romenos no Porto”. A publicação fazia referência a “um grupo de 20 ou 30 romenos, maioritariamente mulheres e jovens” que “criaram um autêntico martírio aos residentes e comerciantes da zona”.

O deputado, que usa o nome “David Ribeiro” no Facebook, afirmou ser preciso “encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos“.

Nos dias que se seguiram, as declarações apreciadas como sendo de natureza discriminatória espalharam a discórdia na Assembleia Municipal do Porto.

Agora, na sequência de uma queixa apresentada pela organização SOS Racismo, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial instaurou ao deputado num processo de contraordenação, com o objetivo de “apurar a natureza discriminatória das declarações proferidas publicamente” pelo deputado, avança o Público.

O processo decorrerá “de acordo com os trâmites previstos na Lei n.º 93/2017 de 23 de Agosto”, que estabelece que o regime jurídico da prevenção, da proibição e do combate à discriminação, em razão de ordem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem.

A SOS Racismo congratulou-se com a instauração da contraordenação, e espera agora que o processo “cumpra os seus trâmites legais, com a celeridade que a gravidade do caso implica”. Além disso, a associação pede aos deputados da Assembleia Municipal e ao movimento de Rui Moreira que “tomem uma posição pública sobre o sucedido“.

Na altura, em declarações à Lusa, David Ribeiro considerou que o texto em nada indicava que era “racista, xenófobo ou que tenha incitado ao ódio”.

Por seu turno, a SOS Racismo disse que era “particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos”.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. O Sr. David Ribeiro, apontou uma situação que toda a gente conhece. Enquanto outros por falta de coragem, inépcia, ou falsa modéstia, promovem o obscurantismo para que tudo fique na mesma. O SOS racismo não pode negar, os inúmeros distúrbios que estas etnias tem causado. A imprensa tem dado a conhecer vários casos. Recentemente em terras Alentejanas, um grupo de 40 ciganos, para além de desfazerem imobiliário do supermercado ainda agrediram policias.

    • Wagner Valadim Venho por este meio solicitar o apoio da Comissão Contra a Discriminação Racial. Motivo; Eles eram três, segundo informação dada pela Polícia, estou a falar de três individuos de etnia cigana que assaltaram há cerca de dois meses o meu estabelecimento comercial. Só me dirijo a esta comissão porque estou em minoria, assim sendo posso certamente contar com o V/ apoio. Levaram, (atenção que não estou a dizer roubaram) dezenas de artigos como colunas de som, guitarras amplificadores mesas de mistura etc.etc, na ordem de duas centenas de milhar de euros. Como não cabia tudo no furgão branco que a Psp não conseguiu apanhar, foram descarregar e voltaram para novo carregamento. Atenção, não forçaram a fechadura, rebentaram a porta com martelos. Também não usaram luvas nem taparam a cara, não é necessário pois têm quem os defenda. Segundo várias testemunhas, dirigiram-se para a carrinha a festejar batendo nas costas uns dos outros dizendo “conseguimos”. depois disto tenho tido alguma dificuldade em dormir. Acordo e fico a pensar se faço mesmo parte de uma minoria, pois tenho ouvido tantas pessoas com casos semelhantes que estou seriamente a pensar em formar uma Associação. Uma vez que têm um excelente departamento jurídico, podem V.Exas ajudar-me a formar a referida associação?

  2. Mas que raio de País é este? Qual o problema de chamar ciganos romenos a ciganos romenos? Qualquer dia ainda me processam pois chamei “amigo vizinho” ao meu vizinho amigo. Se são ciganos, não são índios nem esquimós. Depois aparecem os “bonzinhos” do costume. Acho que o SOS Racismo está na disposição de os acolher a todos.

    • O senhor é um canalha! Então chama “amigo vizinho” ao seu vizinho?! O senhor é uma vergonha. Uma lástima. Tenha vergonha e entregue-se às autoridades.

  3. E foram então estas declarações que ofenderam os senhores da CCDR! Por este andar dentro pouco tempo vamos estar todos sujeitos a comer e calar, já assim acontece muitas vezes e pelos vistos isto corre o risco de se institucionalizar, abre-se as portas a todo o tipo de gente muitos deles da pior espécie que vêm engrossar o número daqueles que já cá temos dentro e o cidadão pacato e cumpridor vê-se obrigado a comer e calar quando é roubado, agredido ou mesmo assassinado, pois muito bem estamos no bom caminho a candidatos de país de terceiro-mundo, depois ainda há quem fique surpreendido com a ascensão das extremas-direitas na Europa.

  4. Racismo?
    Que raça foi ofendida?!
    Ofendidos são todos os cidadãos que se cruzam com esse bando de criminosos parasitas (no caso, ciganos/romenos)!…
    E ainda há palermas que os apoiam; o que diz muito sobre eles e sobre a sua importância na sociedade!…

RESPONDER

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …