Deputado eleito pelo movimento de Rui Moreira acusado de racismo

David Ribeiro / Facebook

David Ribeiro, deputado municipal do Porto eleito pelo movimento de Rui Moreira

“Energúmenos” e “ciganos romenos” são as palavras de David Ribeiro, deputado na Assembleia Municipal do Porto pelo movimento do independente Rui Moreira, que lhe valem acusações de racismo e de xenofobia da Associação SOS Racismo.

Em causa estão declarações escritas pelo deputado David Riveiro no Facebook, na passada sexta-feira, e entretanto eliminadas, onde comenta que “duas noites sem romenos a dormirem à nossa porta dá-nos uma sensação de alívio mesmo que não saibamos por quanto tempo será”.

David Ribeiro explica que “no último ano, a zona da rotunda da Boavista, especialmente o triângulo formado pela avenida da França, rua Domingos Sequeira e rua 05 de Outubro, tem sido o ‘dormitório’ de um grupo de 20 a 30 romenos“.

Questionando “qual a solução” para a situação e defendendo a necessidade de “reflectir”, o deputado nota que é preciso “encontrar rapidamente formas eficazes de proteger os cidadãos destes energúmenos“.

Para o SOS Racismo é “particularmente grave que um responsável autárquico, com funções de representação do povo que o elegeu, difunda e torne públicas mensagens de natureza discriminatória, em afirmações pontuadas por preconceitos e por insultos”.

Em comunicado, a associação “apela a que se retirem todas as consequências de afirmações discriminatórias e discursos de ódio, accionando mecanismos proporcionais à gravidade de tais actos quando cometidos por agentes políticos”.

Em resposta a estas acusações, David Ribeiro refere que o texto em “nada indica” que seja “racista, xenófobo ou que tenha incitado ao ódio”, conforme declarações à agência Lusa.

“Não, não sou racista nem xenófobo, mas declaradamente contra quem recusa qualquer tipo de ajuda social e prefere continuar a viver da mendicidade, do pequeno furto e a dormir em jardins e espaços públicos, conspurcando os terrenos que são de todos”, frisa o deputado municipal.

A SOS Racismo lamenta que a situação se “agrava quando, já após a eliminação do referido texto”, o deputado revela “complacência com comentários de índole racista, sexista e violenta”.

A organização afiança, ainda, que vai questionar a Assembleia Municipal (AM) sobre se os deputados municipais, em particular os “eleitos” pelo movimento “Rui Moreira – Porto, O Nosso Partido”, se “revêm nas palavras e no teor da mensagem do deputado”.

A Câmara Municipal do Porto recusou comentar a situação, notando que estão em causa “afirmações pessoais”. Já o presidente da AM, Miguel Pereira Leite, também eleito pelo movimento de Rui Moreira, diz “desconhecer as afirmações”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …