Deputado quer acabar com a justificação de falta por “motivo de força maior”

Em entrevista ao Negócios, Paulo Trigo Pereira diz não entender porque é que o deputado não pode ser tratado como qualquer trabalhador do setor público ou privado.

Paulo Trigo Pereira, o deputado não inscrito que recentemente se desvinculou da bancada do PS, disse esta segunda-feira que os deputados têm um estatuto privilegiado “em relação a certas coisas”, algumas das quais “injustificadas”.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Trigo Pereira dá um exemplo: o deputado não percebe porque é que os deputados podem justificar as faltas com motivo de força maior.

“‘Força maior’ não se sabe bem o que quer dizer e já foi mal utilizado em anos anteriores. Eu fiz uma proposta para que se colocasse no estatuto do deputado o que está no Código de Trabalho: facto não imputável ao deputado. Essa proposta foi derrotada“, lamentou.

Desta forma, Trigo pereira diz não compreender porque é que o deputado não pode ser tratado como qualquer trabalhador do setor público ou privado. Além disso, acrescenta que a sua proposta “foi a única que existiu neste sentido na comissão de transparência”.

“Se me perguntar qual é razão para estar lá aquela expressão… eu não consigo encontrar. E não consigo entender que haja este tipo de tratamento diferenciado em relação a todos os outros trabalhadores que têm de justificar as suas faltas”, afirmou.

Por outro lado, o deputado independente defendeu que deveriam existir “fortes incentivos para os deputados estarem em exclusividade”. Neste sentido, sublinha que o suplemento que existe – que ronda os 300 euros – é “muito pequeno” e até “irrisório” se comparado com profissões com um ““nível de qualificação semelhante”.

Na mesma entrevista, Paulo Trigo Pereira falou da sua saída do grupo parlamentar do PS, afirmando que foi um “divórcio amigável“. No entanto, lembrou que foi afastado de uma discussão onde queria ter tido a palavra.

“Não falar na discussão do Orçamento do Estado e no Programa de Estabilidade, os pontos altos em termos parlamentares, significa que o grupo parlamentar não necessitava do seu, na altura, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …