Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar “mentiroso” ao primeiro-ministro, Boris Johnson.

Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith Cummins, após ter recusado duas vezes retirar a acusação, o que viola os regulamentos parlamentares, que proíbem os deputados de chamarem uns aos outros mentirosos durante os trabalhos.

Deputada do principal partido da oposição, Butler intervinha num debate sobre um futuro inquérito público à resposta do Governo à pandemia de covid-19, que o executivo só pretende abrir no próximo ano.

Criticando a “gestão catastrófica da pandemia, mensagens confusas, corrupção evidente e leis autoritárias” dos últimos 18 meses, a deputada enumerou várias afirmações de Johnson que denunciou como falsas.

“O primeiro-ministro disse que cortámos o elo entre a infeção e complicações da doença e morte. Não só isto não é verdade, como é perigoso e é perigoso mentir durante uma pandemia”, afirmou, lamentando que a afirmação não tenha sido corrigida.

A deputada fazia referência à análise do Governo de que o número de hospitalizações e mortes foi significativamente reduzido nos últimos meses comparando com números semelhantes de infeções em vagas anteriores da pandemia. “Estou desiludida por o primeiro-ministro não ter vindo à Câmara para corrigir os registos e corrigir o facto de que ele mentiu à Câmara e ao país repetidas vezes”, insistiu.

Cummins, também deputada do partido Trabalhista mas que hoje estava a presidir o plenário, pediu duas vezes a Butler para corrigir os comentários, mas esta recusou. “O que prefere – uma perna enfraquecida ou uma perna cortada? No final de contas, o primeiro-ministro mentiu repetidamente a esta Câmara. É engraçado que tenhamos problemas aqui por denunciar a mentira e não a pessoa mentir”, replicou.

Cummins ordenou a Butler para sair da Câmara dos Comuns pelo resto do dia, que é também o último antes das férias parlamentares, que vão durar até 6 de setembro.

Nos últimos 30 anos, 13 deputados foram suspensos do Parlamento britânico por “conduta desordeira” devido a comentários impróprios contra outros membros do Governo ou deputados.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …