Chuva abundante e neve: está aí uma “depressão fria retrógrada”

1

Depressão vem de Espanha e já atinge Portugal hoje, terça-feira: descida da temperatura, maior intensidade do vento, chuva e queda de neve.

Portugal continental, sobretudo as regiões Alentejo e Algarve, já começaram a sentir os efeitos de uma depressão fria retrógrada proveniente de Espanha.

A depressão, explica o portal Meteored Portugal, deve-se à chegada de uma massa de ar polar continental, associada a uma ondulação de evolução retrógrada que chegará do Mediterrâneo.

Os efeitos deste episódio meteorológico são diferentes do habitual, mas no geral prevê-se: descida da temperatura, maior intensidade do vento, chuva e queda de neve a várias cotas.

A temperatura ao longo do dia desce, embora não se preveja uma vaga de frio considerável.

Mas a chuva poderá ser relativamente abundante nalgumas regiões; deverá cair neve em cotas não muito elevadas.

A depressão fria retrógrada surge de leste para oeste, ao contrário do que é habitual. E já hoje, terça-feira, faz-se notar no Alentejo e Algarve (chuva nos distritos Beja e Faro).

Mas no Norte do país também já deve chover nesta terça-feira, à noite. Amanhã, o céu limpo será substituído por muitas nuvens e chuva (e alguma neve) em praticamente todo o país.

Prevêem-se rajadas de vento até 50/60 quilómetros por hora, contribuindo para o agravamento da sensação térmica de frio.

Amanhã, quarta-feira, será o dia com mais precipitação, sobretudo nas regiões Centro e Sul do país. A precipitação poderá ser localmente forte e até mesmo acompanhada de trovoada, podendo surgir inundações.

A partir de quinta-feira, apesar de se preverem aguaceiros para o Sul, a depressão deverá deixar de se fazer sentir, na maioria do país.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.