Depoimento de ex-governante põe em causa versão de Manuel Pinho

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

O depoimento do antigo secretário de Estado Adjunto, da Energia e da Inovação, António Castro Guerra, prestado aos procuradores do processo EDP, põe em causa a versão do antigo ministro da Economia Manuel Pinto.

Castro Guerra assegura que aconselhou o ex-ministro a pedir uma avaliação bancária sobre a estimativa, a pagar pela EDP, na extensão da exploração de 27 barragens por 25 anos, segundo avança o Correio da Manhã esta quinta-feira. O ex-governante garante ainda que nunca viu as avaliações e que só se deparou com os valores mais tarde.

O decreto-lei, publicado em maio de 2007 em Diário da República, fixou que o valor a pagar pela elétrica ao Estado seria calculado “tendo por base duas avaliações” bancárias. Aos deputados, na comissão parlamentar, Manuel Pinho afirmou que não retirou a tutela da energia ao seu secretário de Estado, Castro Guerra, e que nem tinha essa pasta. Ou seja, acompanhava o caso à distância.

Contudo, de acordo com o depoimento de Castro Guerra, os contactos com os bancos eram da responsabilidade de Manuel Pinho e não sua. O ex-governante refere ainda que quando Pinho saiu do Governo, em 2009, manteve as pastas e teve mais intervenção na área da Energia.

O resumo da inquirição, realizada a 17 de setembro, foi exposto na Internet, na sequência do ataque informático ao escritório de advogados que defende o Benfica e a EDP. Nos autos ainda não consta esta informação. Também foram divulgados emails que revelam que os advogados de Mexia e Pinho terão acertado as versões “com um mínimo de coincidência”, antes da inquirição de testemunhas.

Relativamente ao encontro dos advogados, a EDP, contactada pelo mesmo jornal, disse que não comenta “correspondência trocada entre advogados”. Apesar da divulgação de partes do processo e conversas privadas do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador João Manso Neto, a EDP vai continuar com o advogado João Medeiros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …