Advogados de Mexia e Pinho reuniram para acertar estratégia de defesa

Tiago Petinga / Lusa

Os documentos roubados à PLMJ demonstram que o advogado de António Mexia terá aceitado reunir-se com Manuel Pinho, para partilhar informação e acertar uma estratégia após suspeitas de corrupção.

Os documentos roubados à sociedade de advogados PLMJ e divulgados no blogue “Mercado de Benfica” sugerem que a defesa do ex-ministro da Economia Manuel Pinho e a o advogado do presidente da EDP António Mexia se mantiveram em contacto para definirem a sua estratégia de defesa, na altura em que ficaram conhecidas as suspeitas de corrupção no caso das rendas da energia.

De acordo com o Expresso, que consultou os documentos, o advogado de Manuel Pinho, Ricardo Sá Fernandes, contactou o advogado João Medeiros, do escritório da PLMJ e defensor legal de António Mexia, para pedir informações relativas ao processo e também para que fosse agendada uma reunião em Alicante, cidade espanhola de Valência.

A resposta chega à defesa de Manuel Pinho num e-mail escrito pelo advogado João Medeiros, da PLMJ, que diz que “está a ser ultimado um ficheiro informático” onde estaria “parte substancial da informação que Manuel Pinho pede”.

Na continuação daquela missiva, o advogado de António Mexia faz ainda saber que “há toda da disponibilidade” para que fosse combinada uma reunião com Manuel Pinho — sublinhando que seria “menos possível” que esta pudesse decorrer em Alicante.

Na troca de emails, o advogado de António Mexia fazia menção à questão do contrato entre a EDP e a Universidade de Columbia, que mais tarde veio a contar com Manuel Pinho como professor. A a defesa do presidente da EDP diz que se impõe “que haja uma concordância de versões acerca das origens e de como surgiu a questão de Columbia”.

“É, pois, imperioso que falemos sobre esse tema, já que vou ter reunião com o Duarte Bello na quinta-feira”, disse Medeiros, referindo-se ao chefe de gabinete de António Mexia na EDP. “Era importante termos uma versão factual com um mínimo de coincidência.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …