Departamento de Estado reabre investigação aos emails de Hillary Clinton

marcn / Flickr

Hillary Clinton

Hillary Clinton

Justiça americana anunciou esta semana que não ia avançar com acusações contra a candidata democrata à Presidência, mas o Departamento de Estado decidiu reabrir a investigação.

O Departamento de Estado norte-americano anunciou a reabertura da investigação interna sobre a forma como Hillary Clinton usou o correio eletrónico quando era secretária de Estado, apesar da Justiça ter decidido esta semana não fazer qualquer acusação.

O porta-voz da diplomacia dos EUA, John Kirby, anunciou na quinta-feira, através de um comunicado, a reabertura do inquérito interno, que tinha sido suspenso quando o FBI abriu uma investigação.

“Tentaremos ser o mais expeditos possível, mas não colocaremos prazos artificiais ao processo”, lê-se no comunicado, que explica que a investigação interna pode agora avançar justamente por o Departamento de Justiça norte-americano ter concluído que não apresentará acusação contra a ex-secretária de Estado.

O FBI revelou esta semana que não acusará Clinton por ter usado uma conta de email privada para comunicações oficiais, algumas envolvendo material classificado, entre 2009 e 2013, quando a atual aspirante a candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos foi secretária de Estado.

Segundo o FBI, dos 30 mil emails que Clinton reenviou ao FBI para análise, 110 continham informação classificada.

Clinton afirmou que na altura em que foram enviados a partir da sua conta privada, nenhum deles tinha conteúdo classificado.

A ex-secretária de Estado prestou no sábado passado declarações aos investigadores do FBI.

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, confirmou na quinta-feira que o Departamento de Justiça “não vai apresentar acusação” contra Clinton, depois de o diretor do FBI, James Comey, ter recomendado na quarta-feira o encerramento do caso e a não apresentação de qualquer acusação “contra nenhuma das pessoas envolvidas no âmbito da investigação”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.