Dentista que matou o leão Cecil está desaparecido

Zimbabwe National Parks & Game Reserves / Facebook

Cecil, o Leão do Zimbabué

Cecil, o Leão do Zimbabué

As autoridades de protecção da fauna dos Estados Unidos vão abrir um inquérito depois de o famoso leão Cecil ter sido morto no Zimbabué por um dentista norte-americano, provocando indignação mundial. Mas o caçador desapareceu entretanto.

“Estamos a investigar a morte do leão Cecil. Iremos até aos factos. Pedimos ao médico Walter Palmer ou ao seu representante para contactar imediatamente com o USFWS”, escreveu no Twitter a agência governamental responsável pela conservação, proteção e desenvolvimento da vida selvagem nos Estados Unidos.

O caçador Walter James Palmer, dentista norte-americano de 55 anos, matou o leão Cecil no início de Julho, depois de ter atraído o animal para fora do Parque Nacional Hwange, onde vivia, no Zimbabué.

O icónico leão da juba negra, que durante mais de dez anos foi a atracção do principal parque do Zimbabué, foi ferido por uma seta e depois morto a tiro.

A justiça do Zimbabué indiciou esta quarta-feira Theo Bronkhorst, caçador profissional da Bushman Safaris que organizou a caçada e não impediu a “caça ilegal”, e encerrou na quinta-feira a fazenda onde o animal foi encontrado morto, propriedade de Honest Ndlovu.

Após o anúncio da morte do leão, os apelos multiplicaram-se por todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, para que Walter Palmer fosse levado à justiça.

O dentista, que já encerrou a sua página no Facebook e a página na Internet do seu consultório, está desde quinta-feira em paradeiro desconhecido.

Dezenas de peluches de leões, tigres e macacos foram depositados à porta do seu consultório, bem como diversas mensagens de protesto – uma das quais o convidava a “arder no inferno”.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que seja apanhado e torturado até ao fim. Não passa de um verme, assim como todos os que matam estes nobres animais. Prefiro mil vezes salvar um animal nobre do que um verme.

RESPONDER

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …