Dentista que matou o leão Cecil está desaparecido

Zimbabwe National Parks & Game Reserves / Facebook

Cecil, o Leão do Zimbabué

Cecil, o Leão do Zimbabué

As autoridades de protecção da fauna dos Estados Unidos vão abrir um inquérito depois de o famoso leão Cecil ter sido morto no Zimbabué por um dentista norte-americano, provocando indignação mundial. Mas o caçador desapareceu entretanto.

“Estamos a investigar a morte do leão Cecil. Iremos até aos factos. Pedimos ao médico Walter Palmer ou ao seu representante para contactar imediatamente com o USFWS”, escreveu no Twitter a agência governamental responsável pela conservação, proteção e desenvolvimento da vida selvagem nos Estados Unidos.

O caçador Walter James Palmer, dentista norte-americano de 55 anos, matou o leão Cecil no início de Julho, depois de ter atraído o animal para fora do Parque Nacional Hwange, onde vivia, no Zimbabué.

O icónico leão da juba negra, que durante mais de dez anos foi a atracção do principal parque do Zimbabué, foi ferido por uma seta e depois morto a tiro.

A justiça do Zimbabué indiciou esta quarta-feira Theo Bronkhorst, caçador profissional da Bushman Safaris que organizou a caçada e não impediu a “caça ilegal”, e encerrou na quinta-feira a fazenda onde o animal foi encontrado morto, propriedade de Honest Ndlovu.

Após o anúncio da morte do leão, os apelos multiplicaram-se por todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, para que Walter Palmer fosse levado à justiça.

O dentista, que já encerrou a sua página no Facebook e a página na Internet do seu consultório, está desde quinta-feira em paradeiro desconhecido.

Dezenas de peluches de leões, tigres e macacos foram depositados à porta do seu consultório, bem como diversas mensagens de protesto – uma das quais o convidava a “arder no inferno”.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Espero que seja apanhado e torturado até ao fim. Não passa de um verme, assim como todos os que matam estes nobres animais. Prefiro mil vezes salvar um animal nobre do que um verme.

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …