Salas para maiores de 18 anos levam à demissão do director de Serralves

José Coelho / Lusa

Inauguração da exposição do fotógrafo Robert Mapplethorpe no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, 20 de setembro de 2018.

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, demitiu-se do cargo depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe, impondo a retirada de algumas obras com conteúdo sexualmente explícito.

João Ribas apresentou a sua demissão na sexta-feira, porque “já não tinha condições para continuar à frente da instituição”, conforme disse o próprio ao Público.

O jornal refere que a demissão surge depois de a administração do Museu de Serralves ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe, comissariada por Ribas, e de ter imposto a retirada de algumas obras com conteúdo sexualmente explícito.

O director artístico tinha dito que, nesta retrospectiva, não haveria “censura, obras tapadas, salas especiais ou qualquer tipo de restrição a visitantes de acordo com a faixa etária”, recorda o Público.

A exposição inclui fotografias de nus, flores, retratos de artistas como Patti Smith ou Iggy Pop, e imagens de cariz sexual, tendo sido inaugurada na passada quinta-feira em Serralves, no Porto.

No dia da inauguração, um aviso salientava para a existência de obras susceptíveis de ferirem os mais sensíveis, notando também que a admissão dos visitantes estava “reservada a maiores de 18 anos“.

Questionado pela Lusa antes da inauguração sobre se considerava que algumas imagens da exposição poderiam vir a surpreender ou até a chocar o público, João Ribas declarou que estas foram mostradas em dezenas de museus no mundo inteiro, e que Mapplethorpe é “uma das grandes figuras da fotografia” e “um artista conceituado que continua a ser influente na fotografia contemporânea”.

João Ribas também salientou que uma exposição tem sempre a função de despir o público de preconceitos.

Fonte oficial da Fundação de Serralves escusou-se, por enquanto, a fazer declarações.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este fulano nem devia ter ocupado o cargo, a julgar pela “pseudoarte # que lá tenho visto, merdas de gente que não sabe o que anda a fazer na vida

  2. O BE já pediu uma audição.
    Que seria de nós sem um partido tão inteligente como o BE?
    Pode ser que se aproveite o momento e se retome a discussão importantíssima acerca da questão do nome do cartão de cidadão/de cidadania.
    Pode ser que esta venha a ser uma grande vitória para o nosso país, à semelhança do que aconteceu a partir do momento que podemos levar cães, gatos (será uma boa oportunidade para cães e gatos fazerem as pazes quando estiverem junto à mesa….), burros, etc., para o restaurante.
    Viva o BE, viva o PCP, viva o Che, viva o Maduro, viva a geringonça!

  3. Como desconheço o conteúdo da exposição não posso ajuizar se estará mal ou bem a decisão da administração do museu em ter limitado parte desta a maiores de 18 anos, no entanto como um museu é apenas isso e não um prostíbulo e como cada um tem a educação que tem e os pais o direito a educar segundo as suas convicções, acharia por bem no mínimo que a dita exposição tivesse um aviso à entrada sobre o conteúdo da mesma para que ninguém se sentisse defraudado na sua maneira de ver e sentir a vida.

RESPONDER

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …