/

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

14

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar de Alzheimer.

De acordo com o Jornal de Notícias, a defesa de Ricardo Salgado já fez chegar relatórios médicos ao tribunal que comprovam que o ex-banqueiro teve um diagnóstico preliminar de Alzheimer, tendo pedido ao juiz a realização de mais perícias médicas para que se comprove a doença.

Segundo avança o Correio da Manhã, a defesa alega que o seu cliente “tem vindo a sentir dificuldades e lapsos de memória” e “desgaste emocional, físico e psicológico”.

Salgado tem sido acompanhado no Centro Neurológico Sénior e no centro clínico da Fundação Champalimaud, onde realizou exames para investigar “um quadro de declínio cognitivo”.

O médico que o observou no mês de junho, adianta o CM, refere que este quadro “tem evoluído com uma dificuldade crescente para a realização de tarefas cognitivas e perda progressiva de autonomia”.

A defesa alega que a perícia do foro neurológico é “estritamente necessária e obrigatória”, pois é importante perceber se “a sua capacidade cognitiva, incluindo a nível de memória e capacidade de interação de resposta (como um interrogatório judicial em julgamento) está afetada”.

A decisão está agora nas mãos do juiz presidente Francisco Henriques, mas só deverá ser conhecida depois das férias judiciais. De qualquer forma, mesmo que os novos exames atestem este diagnóstico preliminar, bem como um estado de saúde mais debilitado, o julgamento no âmbito do processo da Operação Marquês vai continuar, escreve o JN.

O antigo presidente do BES foi pronunciado pelo juiz Ivo Rosa por três crimes de abuso de confiança, em processo conexo e separado, por alegadamente ter desviado 10,7 milhões de euros do Grupo Espírito Santo.

Não concordando com esta separação de processos, a sua defesa interpôs um recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, mas tal não impediu o início do julgamento. No entanto, Salgado não tem comparecido às sessões no Campus de Justiça de Lisboa.

O ex-banqueiro, de 77 anos, pode ser dispensado das sessões ao abrigo da lei em vigor devido à sua idade e à pandemia da covid-19, lembra o JN.

No entanto, foi visto, esta semana, a passear na Sardenha, em Itália, depois de ter viajado para a Suíça para uma consulta médica.

ZAP //

14 Comments

  1. acho que todos que foram chamados para inqueritos na AR, sofrem todos da mesma doença
    so tem doença para umas coisas mas para viajar e andar sozinho nas ruas da sardenha ja nao sofre de doença

  2. Agora sofre de alzheimer!! Este gajo continua a fazer o que quer e lhe apetece. Quando Roubou todo e todos não sofria da doença. Tem de ser julgado e condenado.
    Esta gentalha tem mt dinheiro e tem advogados q pagam a peso de ouro p andarem a arrastar os processos anos sem conta, depois prescreve… ainda querem q se acredite na justiça? Nãoooo

  3. “Segundo avança o Correio da Manhã, a defesa alega que o seu cliente “tem vindo a sentir dificuldades e lapsos de memória” e “desgaste emocional, físico e psicológico”.”
    Será que se esqueceu onde depositou os roubos que fez?
    Esta gente, é capaz de tudo, até de se enxovalhar para levar a sua avante, tal as lacunas da lei :/
    Até a porcaria do COVID o veio beneficiar, mas, não foi só a ele, por esse mundo fora existe mais do mesmo…
    Todos muito bem guardados, uns pelos outros…

  4. Não tenho palavras… apenas, um misto de sentimentos!!

    Deixam-nos depenados e ainda gozam com a nossa passividade.
    São dezenas de anos naquela assembleia a fazer as leis que permitem os zigues-zagues da justiça!!

  5. Isto é vigarice, do tipo “pó que tapa os olhos”, ou seja, um conjunto inválido de desculpas para que este vigarista não vá parar à cadeia. Andou a roubar, e agora… quer fugir?! Fantástico!
    E, sobre a sua querida doença… até a pode ter, mas, durante as férias, parece que a gaja foi passear!

  6. Se está com Alzheimer metam o animal numa jaula porque nem sequer vai sofrer porque não se lembrará da vida faustosa que levou e leva com os milhões que roubou ao povo português.

    Doente ou não já deveria estar enjaulado há muito tempo.

    Tenho vergonha da justiça deste país do terceiro mundo.

  7. Revolta é o que sinto alem de impotencia por nao poder fazer nada. Realmente nao ha partdo nenhum aonde poder votar e pasme-se até a Esquerda tambem pactua com isto, nao fazendo barulho suficiente.Pois sinto-me fortemente gozado insultado sem mais expressoes que possam refletir o meu estado de alma.

  8. Vamos todos começar a roubar, assaltar e matar, depois vamos para a Sardenha com o dinheiro que roubámos e no final, quando nos quiserem julgar pelo que fizemos, arranjamos um atestado de maluquinho para não sermos julgados…
    OPS! Espera! Como sou pobre vou logo preso, como não tenho amigos bem colocados e dinheiro para um bom advogado já não consigo de lá sair até ir a tribunal..
    É Fod*d* ser pobre! Temos que pagar o que estes jumentos( desculpem as dóceis criaturas) roubam e ainda temos que engolir em seco quando somos gozados pela nossa suposta justiça!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.