Defesa pede libertação imediata de Sócrates

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

Os advogados de defesa de José Sócrates apresentaram esta quinta-feira à tarde um pedido formal para que o Ministério Público (MP) revogue as medidas de coação aplicadas ao ex-primeiro-ministro.

O pedido foi apresentado na sequência da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), que indeferiu o requerimento do MP que pedia a nulidade do acórdão que permitia à defesa de José Sócrates ter acesso aos autos da investigação, considerando que “os direitos de defesa do arguido foram sacrificados para além dos limites constitucionais”.

Esta decisão confirma o acórdão do TRL de 24 de setembro, que determinou que defesa de José Sócrates poderia aceder às provas, aos testemunhos, à argumentação do MP e a todo o conteúdo do processo da Operação Marquês.

Agora, a decisão volta para as mãos do juiz de instrução criminal Carlos Alexandre, que terá de cumprir a decisão do tribunal superior. Conforme explicou o presidente do TRL, Luis Vaz das Neves, ao Diário de Notícias, “quem tem de dar execução ao acórdão da Relação é o Tribunal Central de Instrução Criminal”, onde corre o processo. A decisão ainda é passível de recurso para o Tribunal Constitucional (TC), mas tal já não poderá suspender o acesso ao conteúdo do processo.

“Já solicitámos o pedido de acesso aos autos e também a imediata revogação da medida de coação“, confirmou o porta-voz dos advogados de defesa de Sócrates, João Araújo e Pedro Delille.

Na decisão de ontem, os juízes da Relação consideram “sensato, equilibrado e de bom senso levantar o segredo de justiça interno”, que regista uma “prevalência excessiva” que representa uma “clara violação da Constituição” e que “já não faz qualquer sentido a sua manutenção à custa dos direitos de defesa do arguido”.

O TRL sublinha que “a realização da justiça e da verdade material e a defesa dos interesses democráticos da sociedade moderna e civilizada, é que reclamam veemente, que se abra a caixa de pandora do segredo de justiça.”

O acórdão refere ainda palavras do Padre António Vieira: “A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira: a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …