Defesa Nacional fez auditoria a gastos de militares em viagens

Mário Cruz / Lusa

A Inspeção-Geral de Defesa Nacional (IGDN) lançou uma auditoria a todas as viagens e dormidas que os militares das Forças Armadas e os responsáveis dos Serviços Centrais do Ministério da Defesa fizeram entre 2015 e 2018.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Correio da Manhã, que dá conta que a IGDN analisou uma despesa total de 78,5 milhões de euros, segundo as verbas previstas nos Orçamentos do Estado dos anos em causa.

“A IGDN realizou auditorias de análise de risco de caráter pedagógico e preventivo a todos os Serviços Centrais, ao EMGFA [Estado-Maior-General das Forças Armadas] e aos três ramos: Marinha, Exército e Força Aérea”, disse o Ministério da Defesa, liderado por João Gomes Cravinho, em resposta ao matutino.

As auditorias em causa tinham como objetivo analisar “todas as deslocações, estadas e ajudas de custo relativas às entidades referidas entre 2015-2018”. Durante este período, Azeredo Lopes foi o ministro da Defesa que ocupou o cargo durante mais tempo: de novembro de 2015 a outubro de 2018.

Segundo o Ministério da Defesa, a IGDN não apurou irregularidades nos gastos com deslocações, dormidas e ajudas de custo. Ainda assim, a Inspeção concluiu ser necessário implementar “medidas de controlo que reduzam os riscos de maior significância, associados ao processo [de pagamento dessas despesas], nomeadamente o risco de responsabilidade civil, criminal e financeira e o risco legal”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.