/

Deco quer que Governo adote logótipo nutricional em todos os alimentos

A Deco PROTESTE, quer que o Governo adote o logótipo nutricional, designado Nutri-Score, com vista a ajudar os consumidores a escolherem alimentos mais saudáveis.

Segundo o Expresso, a associação portuguesa dos consumidores quer levar o tema à Assembleia da República, tendo como objetivo que passe a ter forma de lei.

“Interpretar o valor nutricional de um alimento embalado pode ser um quebra-cabeças devido à lista de ingredientes e tabelas nutricionais, que embora relevantes, são complexas, difíceis de interpretar e exigem tempo de análise”, frisa a Deco ao jornal Expresso.

A Deco defende que o rótulo Nutri-Score é, segundo alguns estudos, “um esquema intuitivo, bem compreendido por pessoas com poucos conhecimentos em nutrição e com baixo nível socioeconómico, o que o torna uma ferramenta que ajuda a combater as desigualdades sociais”.

Numa altura em que o índice de obesos tem aumentado em Portugal, Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da Deco PROTESTE sublinha que “se queremos que os consumidores comam melhor, com mais qualidade, diversidade e mais equilibradamente, temos de ajudá-los a interpretar os rótulos nutricionais e escolher os melhores produtos”.

A associação lembra que em Portugal há 5,9 milhões de pessoas com excesso de peso e o número de diabéticos ascende a um milhão”.

De acordo com a associação de consumidores, em Portugal algumas embalagens alimentares já usam o logótipo Nutri-Score de forma voluntária. O rótulo na frente das embalagens assenta num sistema de cinco cores, às quais correspondem letras (verde – A, verde-claro – B, amarelo – C, laranja – D e vermelho – E).

Assim, os alimentos são classificados de acordo com o respetivo perfil nutricional: os A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos de forma mais moderada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.