Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia – Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França.

De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar a carne das ementas das cantinas escolares de Lyon enquanto a pandemia da covid-19 durar. A medida entrou em vigor esta segunda-feira e já está a ser estudada por outras cidades, como Paris.

Apesar disso, a decisão não está a ser bem recebida por vários membros do Governo francês, como os ministros da Agricultura e do Interior, que acusam o autarca, membro do partido Europa Ecologia – Os Verdes, de ter um comportamento “ideológico” e “elitista”.

O município, por sua vez, explicou que esta foi uma decisão puramente prática, uma vez que as regras de distanciamento físico impostas pela pandemia estão a exigir mais turnos nas cantinas das escolas. Com esta situação, acrescenta a autarquia, e com uma ementa com opção de carne e opção vegetariana, as duas horas destinadas às refeições não seriam suficientes para servir 29 mil alunos.

A decisão motivou profissionais da indústria agrícola e pecuária a estacionar os tratores (e até mesmo as suas vacas e cabras) à porta da autarquia, como forma de protesto. Os manifestantes também levaram cartazes nos quais se podia ler, por exemplo: “Carne dos nossos campos = uma criança saudável” e “Parar de comer carne é uma garantia de fraqueza contra futuros vírus”.

Segundo o jornal britânico, a Câmara Municipal de Lyon já garantiu que as cantinas escolares vão voltar a oferecer a opção de carne, assim que as restrições começarem a ser aliviadas e os estudantes tiverem mais tempo para almoçar.

A autarquia lembrou ainda que estas ementas temporárias não são exclusivamente vegetarianas, pois contêm peixe e ovos, e que o anterior Presidente, Gérard Collomb, fez a mesma coisa durante a primeira vaga da pandemia, na primavera passada.

Em declarações à televisão francesa, Doucet afirmou que também come carne e negou que esta seja uma tentativa de forçar as crianças da cidade a serem vegetarianas. “Ser capaz de oferecer uma refeição quente e com tempo a todas as crianças é importante. (…) Lyon é a capital da gastronomia. Para nós, o sabor também é essencial”, acrescentou.

Em Portugal, recorde-se, também já houve uma polémica semelhante, mais concretamente quando, em 2019, o reitor da Universidade de Coimbra anunciou que iria eliminar o consumo de carne de vaca das cantinas universitárias.

Filipa Mesquita, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.