Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar esta segunda-feira (4) sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima.
O aviso foi acionado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e está em vigor desde as 7h, mantendo-se até às 20h59.
O aviso amarelo é acionado quando existe “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”. Esta segunda-feira, devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros, as barras marítimas Viana do Castelo e São Martinho do Porto foram fechadas à navegação, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet. A barra marítima de Vila do Conde, Figueira da Foz e Aveiro estão condicionadas a alguns tipos de embarcações.
O IPMA prevê para hoje na região norte do continente céu muito nublado, com períodos de chuva e vento moderado, tornando-se em geral fraco no fim do dia. No centro e sul, espera-se céu muito nublado, períodos de chuva no litoral a norte do cabo Mondego, estendendo-se gradualmente à restante região centro e, para o início da tarde, ao Alto Alentejo, onde será fraca.
Para a Madeira, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, aguaceiros, vento moderado e uma pequena subida de temperatura. O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas.
ZAP / Lusa