De Aveiro a Bruxelas em motos Casal

odisseia.na.casaleira / Facebook

amigos a viajar de casal

Três amigos, com idades entre os 28 e os 30 anos, partem de Aveiro rumo a Bruxelas, em motorizadas Casal, veículos fabricados em Aveiro nos anos 70 do século passado.

Montados nas suas motorizadas, Gonçalo, Ricardo e João – dois enfermeiros e um professor de música – fizeram-se à estrada na tarde desta quinta-feira, para uma aventura que começou a ser preparada há cerca de um ano.

“Queríamos fazer uma viagem numa mota antiga, mas queríamos que fosse uma viagem diferente e, por isso, decidimos usar uma mota nacional, para demonstrar a qualidade dos produtos portugueses”, disse à Lusa João Ribeiro.

Se tudo correr bem, a viagem, de mais de dois mil quilómetros, até à capital belga deverá durar pelo menos dez dias, não estando ainda definido o itinerário.

“Vai ser assim um bocado à aventura. No primeiro dia temos como destino Almeida. A partir daí, vamos reunir e decidir por onde vamos”, contou Ricardo Toste.

Os aventureiros querem percorrer cerca de 250 quilómetros por dia a uma velocidade entre os 35 e os 40 quilómetros por hora. “A mota dá mais, mas convém não abusar muito para não estragar o motor”, assinalou o professor de música.

Sem grandes planos para alojamento, Ricardo Toste diz que a ideia é procurar locais para pernoitar à medida que forem organizando o percurso.

Além de roupa, os três amigos levam na bagagem peças suplentes para as motorizadas. “Tentamos estar prevenidos para não precisar de nada”, afirmou João Ribeiro, acrescentando que levam “cabos, lâmpadas, velas e algumas peças de mecânica do motor”.

Algumas horas antes do início da viagem, a ansiedade está bem patente no rosto destes jovens, que acreditam que as motorizadas vão cumprir o seu objetivo.

“São motas que já fizeram milhares de quilómetros ao longo dos anos. Foram todas revistas e preparadas. Estamos a contar chegar lá com alguns percalços, mas acreditamos que as motas chegam lá em boas condições”, disse Ricardo Toste.

Segundo Gonçalo Carvalho, quando chegarem a Bruxelas, os três amigos irão jantar com elementos da comunidade portuguesa e, no dia 18, regressam a Portugal de avião.

“As motorizadas ficam na capital belga, porque estamos a planear pegar nelas, no próximo ano, e, a partir de lá, percorrer mais um bocado da Europa”, avançou Gonçalo Carvalho.

Os interessados poderão acompanhar esta viagem através da rede social Facebook, onde os aventureiros criaram o grupo intitulado “Odisseia na Casaleira“, que já conta com mais de mil membros.

A metalurgia Casal foi a primeira fábrica de motores nacionais e começou a preparar a produção de um automóvel de marca própria, mas não chegou a concretizar esse objetivo.

A laboração parou em fevereiro de 2000 e, no mesmo ano, foi decretada a falência da empresa que chegou a empregar cerca de 1.200 funcionários, no pico da atividade.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …