DCIAP investiga vinte crimes de terrorismo jihadista

(dr) Dabiq Magazine

As autoridades portuguesas estão neste momento a investigar vinte “crimes de terrorismo religioso e de matriz jihadista”. A informação é dada pela procuradora Cláudia Porto e surge a propósito do recurso do Ministério Público à pena de prisão do jihadista Rómulo Costa.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), organismo do Ministério Público (MP) que lida com processos de criminalidade mais complexa, está neste momento a investigar cerca de vinte crimes de cariz jihadista.

De acordo com a informação avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Expresso, este é um dos argumentos mais fortes usados pela procuradora do MP para justificar o recurso, para o Tribunal da Relação de Lisboa, da condenação a 9 anos de prisão aplicada ao jihadista português Rómulo Costa.

Rómulo Costa foi condenado por apoio, auxílio e colaboração com terrorismo islâmico, “em concurso aparente com o crime de financiamento ao terrorismo”. O tribunal absolveu-o, contudo, dos crimes de adesão e recrutamento de militantes para organizações terroristas.

“São perto de duas dezenas os processos-crime pendentes no DCIAP – Secção de Investigação e Prevenção do Crime Violento, onde o Ministério Público investiga a prática de crimes de terrorismo de cariz religioso e de matriz jihadista”, pode ler-se no recurso do Ministério Público ao Tribunal da Relação, a que o jornal Expresso teve acesso.

No documento com mais de 300 páginas, a magistrada Cláudia Porto relembra que Portugal “nunca sofreu nenhum atentado terrorista religioso ou jihadista”, o que “muito se deve ao trabalho qualificado e persistente da Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ”, responsável pela investigação do processo que levou à condenação de Rómulo Costa e Cassimo Turé (a oito anos e meio).

Se quanto a este último, condenado por apoio a organizações terroristas e financiamento ao terrorismo, a pena é considerada adequada, o mesmo já não se passa com Rómulo Costa. A magistrada entende ter sido feita prova de que o luso-guineense aderiu ao Daesh.

Cláudia Porto defende que o acórdão do tribunal deveria ser revogado e que Rómulo Costa deveria ser condenado pelos crimes de que foi absolvido e que poderiam significar uma pena de prisão superior (máximo de 15 anos).

“O acórdão mostrou desconhecimento acerca do modo de funcionamento das organizações terroristas religiosas de matriz jihadista e cingiu-se aos requisitos da associação criminosa comum, de que os arguidos não foram acusados”. E deste modo, “se impõe a revogação do acórdão recorrido e a sua substituição por outro em que se dê como provados os factos que o acórdão impugnado considerou como não provados.”

A magistrada lembra que a Europa tem sido alvo, nos últimos meses, de sucessivos atentados aleatórios, com extrema violência, praticados por células terroristas e por lobos solitários, que provocaram dezenas de mortos.

É absolutamente essencial que a Justiça não seja benevolente e transmita aos cidadãos uma imagem de inadmissibilidade total da prática de crimes desta natureza, assumindo verdadeiramente o compromisso de Portugal perante a União Europeia, na investigação e julgamento de crimes de terrorismo”, conclui Cláudia Porto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …