DC Comics acusada de apoiar manifestantes de Hong Kong com poster do Batman. Chineses ameaçam com boicote

A DC Comics está debaixo de fogo depois de os fãs chineses por causa de um poster sobre uma banda desenhada do Batman que, consideram, apoia os protestos em Hong Kong.

A DC partilhou o poster nesta semana, no qual Batman aparece a atirar um cocktail molotov. A imagem é sobreposta ao texto cor-de-rosa e brilhante que diz: “O futuro é jovem”.

De acordo com o Newsweek, o poster está a ser usado para promover o lançamento da banda desenhada Dark Knight Returns: The Golden Child, da DC Black Label, escrita pelo popular escritor Frank Miller. Black Label é uma marca da DC Comics que apresenta títulos para públicos adultos.

Porém, depois de partilhar a imagem no seu Instagram e Twitter, a DC foi inundada por críticas de fãs chineses, que alegaram que o desenho era um apoio aos cidadãos de Hong Kong que protestavam por uma maior liberdade democrática da China continental.

De acordo com o Global Times, da China, o poster atraiu uma reação fervorosa no site chinês Weibo, que tem 400 milhões de utilizadores ativos por mês. “Hong Kong está realmente a tornar-se na Gotham City? Mas os manifestantes de Hong Kong não são o Batman. Em vez disso, são os criminosos de Gotham City“, escreveu um utilizador.

Os fãs chegaram mesmo a ameaçar boicotar a DC Comics devido ao seu alegado apoio aos manifestantes de Hong Kong.

Por outro lado, a DC também está a ser criticada por parecer censurar-se ao excluir o desenhos das suas redes sociais. “Simplesmente não entendo por que um Batman chileno com um cocktail molotov tem a ver com a independência de Hong Kong”, escreveu um utilizador do Twitter.

A banda desenhada Dark Knight Returns: The Golden Child foi anunciado pela DC em setembro e, com base nas descrições iniciais, não parece fazer referência à dissidência em Hong Kong.

De acordo com o The Hollywood Reporter, o livro de 48 páginas segue uma nova Batwoman, Carrie Kelley, que se une a Lara Kent, filha de Superman e Mulher Maravilha, para enfrentar a mais recente ameaça iminente em Gotham City. Os protagonistas descobrem que o irmão mais novo de Lara, Jonathan Kent, pode ter os super-poderes mais formidáveis ​​da Terra.

Entretanto, em Hong Kong, os protestos continuam. As manifestações iniciaram-se devido a um projeto de lei que permitiria extraditar criminosos para países sem acordos prévios, como é o caso da China continental. Apesar de, entretanto, retirado, o projeto de lei deu origem a um movimento que exige reformas democráticas e se opõe à crescente interferência de Pequim no território.

Os protestos em Hong Kong têm sido marcados por violentos confrontos entre manifestantes e a polícia, que tem usado balas de borracha, gás pimenta e gás lacrimogéneo. A 1 de julho, alguns manifestantes chegaram a invadir o Parlamento.

O dia em que se assinalaram os 70 anos da fundação da República Popular da China, foi um dos dias mais violentos desde o início das manifestações. Nesse dia, um estudante de 18 anos foi alvejado com balas reais. Dois dias antes, uma jornalista indonésia foi alvejada com uma bala de borracha no olho.

Esta semana, os partidos pró-democracia venceram pelo menos 388 dos 452 assentos, depois de não terem conseguido um único conselho nas últimas eleições locais, realizadas há quatro anos, enquanto os candidatos pró-Pequim caíram para 59.

À semelhança de Macau, para a antiga colónia britânica foi acordado um período de 50 anos após a transferência da soberania para a China, mantendo um elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judicial, de acordo com a fórmula ‘um país, dois sistemas’.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …