DC Comics acusada de apoiar manifestantes de Hong Kong com poster do Batman. Chineses ameaçam com boicote

A DC Comics está debaixo de fogo depois de os fãs chineses por causa de um poster sobre uma banda desenhada do Batman que, consideram, apoia os protestos em Hong Kong.

A DC partilhou o poster nesta semana, no qual Batman aparece a atirar um cocktail molotov. A imagem é sobreposta ao texto cor-de-rosa e brilhante que diz: “O futuro é jovem”.

De acordo com o Newsweek, o poster está a ser usado para promover o lançamento da banda desenhada Dark Knight Returns: The Golden Child, da DC Black Label, escrita pelo popular escritor Frank Miller. Black Label é uma marca da DC Comics que apresenta títulos para públicos adultos.

Porém, depois de partilhar a imagem no seu Instagram e Twitter, a DC foi inundada por críticas de fãs chineses, que alegaram que o desenho era um apoio aos cidadãos de Hong Kong que protestavam por uma maior liberdade democrática da China continental.

De acordo com o Global Times, da China, o poster atraiu uma reação fervorosa no site chinês Weibo, que tem 400 milhões de utilizadores ativos por mês. “Hong Kong está realmente a tornar-se na Gotham City? Mas os manifestantes de Hong Kong não são o Batman. Em vez disso, são os criminosos de Gotham City“, escreveu um utilizador.

Os fãs chegaram mesmo a ameaçar boicotar a DC Comics devido ao seu alegado apoio aos manifestantes de Hong Kong.

Por outro lado, a DC também está a ser criticada por parecer censurar-se ao excluir o desenhos das suas redes sociais. “Simplesmente não entendo por que um Batman chileno com um cocktail molotov tem a ver com a independência de Hong Kong”, escreveu um utilizador do Twitter.

A banda desenhada Dark Knight Returns: The Golden Child foi anunciado pela DC em setembro e, com base nas descrições iniciais, não parece fazer referência à dissidência em Hong Kong.

De acordo com o The Hollywood Reporter, o livro de 48 páginas segue uma nova Batwoman, Carrie Kelley, que se une a Lara Kent, filha de Superman e Mulher Maravilha, para enfrentar a mais recente ameaça iminente em Gotham City. Os protagonistas descobrem que o irmão mais novo de Lara, Jonathan Kent, pode ter os super-poderes mais formidáveis ​​da Terra.

Entretanto, em Hong Kong, os protestos continuam. As manifestações iniciaram-se devido a um projeto de lei que permitiria extraditar criminosos para países sem acordos prévios, como é o caso da China continental. Apesar de, entretanto, retirado, o projeto de lei deu origem a um movimento que exige reformas democráticas e se opõe à crescente interferência de Pequim no território.

Os protestos em Hong Kong têm sido marcados por violentos confrontos entre manifestantes e a polícia, que tem usado balas de borracha, gás pimenta e gás lacrimogéneo. A 1 de julho, alguns manifestantes chegaram a invadir o Parlamento.

O dia em que se assinalaram os 70 anos da fundação da República Popular da China, foi um dos dias mais violentos desde o início das manifestações. Nesse dia, um estudante de 18 anos foi alvejado com balas reais. Dois dias antes, uma jornalista indonésia foi alvejada com uma bala de borracha no olho.

Esta semana, os partidos pró-democracia venceram pelo menos 388 dos 452 assentos, depois de não terem conseguido um único conselho nas últimas eleições locais, realizadas há quatro anos, enquanto os candidatos pró-Pequim caíram para 59.

À semelhança de Macau, para a antiga colónia britânica foi acordado um período de 50 anos após a transferência da soberania para a China, mantendo um elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judicial, de acordo com a fórmula ‘um país, dois sistemas’.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …