David Neeleman financiou estudo que relativiza letalidade da covid-19 (mas nega conflito de interesses)

David Neeleman, atual principal acionista privado da transportadora aérea portuguesa TAP, financiou parcialmente um dos estudos científicos mais citados para desvalorizar o impacto e a letalidade do novo coronavírus.

De acordo com o BuzzFeed News, a informação chegou através de uma queixa de um whistleblower feita à Universidade de Stanford.

O estudo, que sugeria que a letalidade do novo coronavírus, era semelhante à da gripe foi alvo de revisão por algumas falhas detetadas. Segundo o estudo,a taxa de mortalidade seria afinal de 0,12% a 0,2%, semelhante à do vírus da gripe, o que significaria que apenas uma a cada duas pessoas morreriam por cada mil infeções.

Um infeciologista de Stanford terá manifestado preocupações com as conclusões, referindo que os testes tinham eficácia muito duvidosa na deteção de anticorpos. Outro especialista terá também colocado em causa a eficácia dos testes usados na população que serviu de amostra, alertando para o risco de serem incluídos casos de “falsos positivos”.

A revelação sobre o financiamento de Neeleman levantou dúvidas sobre os possíveis conflitos de interesses.

Neeleman foi um dos grandes afetados pelas medidas de contenção impostas em vários países para tentar travar a propagação da pandemia. Entre as medidas estiveram o encerramento de fronteiras e restrições ao tráfego aéreo. A TAP aderiu ao regime de apoio público lay-off devido à paralisação do setor da aviação.

O whistleblower disse, ao Buzzfeed News, que Neeleman teve influência na escolha dos investigadores envolvidos no estudo que financiou, selecionando académicos que “partilhavam a sua opinião de que o vírus era menos mortal do que se acreditava”.

Um dos principais autores do estudo, John Ioannidis, disse que não estava a par de que Neeleman estivesse entre os financiadores da investigação. Também Eran Bendavid, académico da Universidade de Stanford, disse que não estava a par de quem foram os financiadores.

Por outro lado, Neeleman confirmou ter doado 5 mil dólares (4.620 euros) à Universidade de Stanford para apoiar a produção deste estudo e confirmou também que manteve contacto com os investigadores durante a elaboração do estudo. Porém, negou ter tido qualquer influência nos métodos adotados ou nos resultados apresentados.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Façam um estudo independente…. E nem é preciso muito, basta comparar a mortalidade de 2015 a 2020 e as causas associadas, comparando trimestre a trimestre e ….. sem teorias conspiratórias ….. talvez tenham uma surpresa….
    ahhhhh…. e comparem também a idade média de mortalidade…. mais não digo…. pesquisem …. está tudo na Pordata … só é preciso PESQUISAR….

  2. Quando se compara alhos com bugalhos saem-nos jocas…não se comparam estimativas com óbitos reais, tem aqui o resultado da pesquisa: mortes na última pandemia de gripe A(TODA a pandemia): 128, fonte: DGS, Relatório da Pandemia da Gripe em Portugal, 2010

    Resumindo queria surpreender e acabou surpreendido.

    Nos EUA o recorde de óbitos em tempos modernos é de 110000 na pandemia da gripe de 1953….a gripezinha está quase lá…é preciso uma lata para continuarem a tentar reescrever a história….

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …