Darwin chegou como o mais caro de sempre (e vai ser “um dos grandes avançados da década”)

6

Rui Minderico / EPA/Lusa

Darwin Núñez com Rui Costa na apresentação do avançado no Benfica.

Darwin Núñez foi apresentado no Estádio da Luz como o jogador mais caro de sempre do futebol português, com o Benfica a pagar 24 milhões de euros ao Alméria, da II Liga Espanhola, pela sua contratação. Rui Costa prevê que se pode tornar num “dos grandes avançados da próxima década no futebol mundial”.

Foi na apresentação de Darwin Núñez na Luz, nesta sexta-feira à noite, que Rui Costa teceu rasgados elogios ao uruguaio de 21 anos.

“Pela concorrência que tivemos para chegar ao dia de hoje [da oficialização da contratação do jogador], pelos vistos há muita gente na Europa a pensar o mesmo que nós”, atirou o administrador da SAD do Benfica, prevendo que “será um dos grandes avançados desta década do futebol mundial”.

Rui Costa negou “teorias” e admitiu “aposta elevada”

Rui Costa comentou também o facto de a apresentação ter sido adiada devido a alegadas exigências de última hora, realçando que houve “um atraso nos exames do Darwin” e desmentindo as “teorias” que “cada órgão de comunicação social foi publicando”.

“Será normal que nas próximas páginas dos jornais seja mais reflectido o valor de custo do Darwin do que as suas qualidades. E o primeiro pedido que faço aos adeptos do Benfica é que não se olhe para um miúdo de 21 anos, que estou certo de que vai dar que falar, mas que não jogue com esse letreiro na cabeça”, apelou ainda Rui Costa.

O uruguaio tornou-se na contratação mais cara de sempre do futebol português, com o Benfica a pagar 24 milhões de euros ao Almería da segunda divisão espanhola, que ainda reservou o direito a receber 20% de uma mais-valia obtida numa futura transferência.

Uma “aposta elevada” do Benfica, reconheceu Rui Costa, justificando que é “um jovem em quem o clube acredita”.

“Vim para conquistar títulos”

Durante a apresentação no Seixal, Darwin referiu que ser o jogador mais caro da história do futebol português é “um orgulho”.

“Isso não é um peso para mim, é uma responsabilidade e espero fazê-lo da melhor forma possível”, assumiu o novo dono da camisola número 9 da equipa de Jorge Jesus, manifestando que tem “muita vontade e ilusão” de jogar pela equipa da Luz.

“Vim para conquistar títulos e espero que corra tudo bem. Quero ficar muitos anos no Benfica e quando um dia me retirar, ficar como um ídolo do clube“, apontou ainda Darwin, assumindo que recebeu “ofertas de muitos clubes”.

“Mas quando me falaram do Benfica disse logo que queria vir. É um grande, é a primeira vez que vou jogar na primeira divisão na Europa e vou dar o melhor para que corra tudo bem”, concluiu o avançado.

Núñez assinou um contrato por cinco anos e terá o ‘peso’ de ser o maior investimento de sempre do Benfica na sua equipa de futebol, destronando Jiménez, actualmente no Wolverhampton, que chegou à Luz em 2015/2016 e custou um total de 21,8 milhões de euros.

Formado no Peñarol, Núñez tem 21 anos e cumpriu em 2019/2020 a sua primeira época no futebol europeu, tendo assinado 16 golos em 32 jogos.

O avançado tem apenas 15 minutos pela principal selecção do Uruguai, mas tempo suficiente para já ter um golo marcado, no particular com o Peru (1-1), em Outubro de 2019.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

6 Comments

  1. Mas que grande negócio!! Vamos fazer contas. Se o Almería tem direito a 20% numa futura transferência significa que o Benfica comprou apenas 80%, ou não é verdade? Assim se o Benfica pagou 24 Milhões por 80%, se tivesse comprado 100% teria pago 30 Milhões!! Ou seja 30 MILHÕES era quanto pedia o Almería pelo jogador! É preciso pagar tanto para ter um diretor financeiro? Ele há com cada negociador…

  2. Espero bem é que aprenda português.
    É chocante , ver jogadores e treinadores estrangeiros, principalmente os de origem castelhana e inglesa , jogarem e treinarem anos a fio em Portugal e não falarem uma palavra da nossa língua.
    Claro que a culpa principal é dos dirigentes dos clubes , que deveriam obriga-los a aprenderem o português, mas como a maioria desses responsáveis são uns gebos , por aí não vamos lá.
    Também os chamados média , tem a sua culpa no cartório , porque quando os entrevistam em direto, nunca perguntam , “quando é que aprende o português” e alguns vão ao cúmulo de ainda fazerem as perguntas em espanhol ou inglês .
    Os nossos jogadores e treinadores quando vão para o estrangeiro trabalhar , alguns, antes de irem, tem de aprender previamente a língua para onde vão e os outros passado uma semana ou pouco mais já se expressão na língua local.
    Continuamos os pacóvios do costume – e depois dizem os nossos governantes que é preciso defender a nossa língua. Vê-se….

  3. Então o futebol não tem assistência, as receitas caíram estrondosamente, não se sabe quando é que isto volta ao normal e a que normal, e nesta situação um clube de futebol realiza a maior despesa de sempre em Portugal na contratação de um jogador?!
    O futebol precisa de levar uma boa machadada financeira, de ser tributado e contribuir para a segurança social normalmente como as empresas, assim é demais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.